Policiais

Polícia Militar realiza troca de comando em Três Pontas

Após nove anos, quatro deles liderando os trabalhos da Polícia Militar de Três Pontas, na manhã dessa quarta-feira (22), o Capitão Bruno Neves Tavares se despediu solenemente da 151ª Companhia para assumir uma função de Estado Maior, a de Assessor de Inteligência do 24º Batalhão de Polícia Militar de Varginha.

Autoridades militares, políticas, dos setores financeiro e empresarial, representantes de clubes de serviço, de associações, de instituições de ensino, civis acompanharam a Solenidade de Transmissão e Assunção de Comando, realizada no pátio do Quartel trespontano.

Início da Proclamação da Transmissão e Assunção Solene do Cargo de Comandante da 151ª Cia PM do Capitão Bruno para o Capitão Gomes; Pavilhão Nacional conduzido ao dispositivo pelo Oficial Porta-Bandeira, 1º Ten Maurício Feliciano Filho

O Hino Nacional Brasileiro foi entoado assim que o Comandante da Guarda de Honra Representativa, 1º Ten João Evangelista Monteiro Junior, prestou o Anúncio Regulamentar ao Comandante do 24º Batalhão, Tenente Coronel Marcos Serpa de Oliveira, e recebeu autorização para iniciar a cerimônia, vinda do Coronel Erik de Carvalho (Veterano, que comandou a PM de TP por dez anos).

 

Em seguida, o Capitão substituído foi convidado à tribuna.

Capitão Bruno Tavares prestou serviços à comunidade trespontana e vargense por nove anos; vai assumir função de Assessor de Inteligência no 24º Batalhão da PMMG, em Varginha

Em seu discurso, Bruno Tavares mostrou humildade ao citar que “o comandante representa apenas uma peça na complexidade da estrutura que comanda”. Por toda a sua fala, o Capitão valorizou a tropa e compartilhou com seus colegas de trabalho os méritos alcançados por quase uma década de ações estruturais, preventivas e repressivas planejadas e concretizadas em Três Pontas e Santana da Vargem. Também relacionou agradecimentos aos superiores e a vários segmentos, inclusive empresariais, chamando-os de “parceiros valiosíssimos”. Fez menções à família e concluiu: “ao meu amigo, Capitão Júlio César Gomes Soares, eu desejo sucesso e felicidade; que você seja tão feliz quanto eu na condução dessa operosa Companhia de Polícia Militar. Que a amizade e o calor humano dessa maravilhosa cidade o conquiste como fizeram conosco. Deus o abençoe nessa jornada, que os percalços sejam apenas motivadores para prosseguir no caminho”.

Capitão Bruno recebeu um Certificado de Honra ao Mérito. O reconhecimento público dos serviços prestados à comunidade foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Maycon Douglas Vitor Machado. 

Graduado em Direito pela Universidade “Cruzeiro do Sul” (Unicsul-SP), o Capitão substituto, Júlio César, é natural de Três Corações (MG) e apresenta um currículo aplausível na escolhida carreira militar. “É um prazer, é uma satisfação estar aqui e poder assumir neste momento uma função tão importante, a de comandante nesta cidade. Sei bem o que pesa nos meus ombros, sei da responsabilidade que tenho, que é a de tomar decisões, que são necessárias para o bom andamento dos trabalhos para que a comunidade trespontana continue sendo tranquila, ordeira, mas sei também dos desafios que, com certeza, enfrentaremos. Coloco tudo nas mãos de Deus”, disse em seu “reencontro” com munícipes.

Capitão Gomes estagiou em Três Pontas logo que se formou na Academia Militar em 2008; volta para comandar a PM na cidade

Capitão Gomes lembrou que se formou em 2008 na Academia Militar em Belo Horizonte e estagiou em Três Pontas. “Passados 11 anos tenho a grata satisfação de estar aqui”, registrou. Depois, destacou os relevantes serviços do antecessor Bruno Tavares, que chegou à cidade como subcomandante. “Tudo foi possível graças às parcerias, às amizades, aos corações das pessoas que ele conquistou. O trabalho feito sozinho não é tão produtivo quanto é quando fazemos todos juntos”, mencionou para convocar a tropa, a população, as instituições ligadas à segurança pública: Polícia Civil, Subsecretaria de Assuntos Prisionais, Ministério Público, Poder Judiciário, Consep, Prefeitura e Câmara de Vereadores – enumerou, entre outros. “Se fizermos um trabalho conjunto poderemos andar nas ruas tranquilos”, encerrou.  

O novo comandante também foi agraciado pelo Poder Legislativo, recebendo um Ofício de Boas-Vindas. 

Fechando os discursos, o Comandante do 24º Batalhão da PMMG, Tenente Coronel Marcos Serpa de Oliveira, reforçou o valor de cada parceria no contexto segurança pública e à tropa solicitou lealdade ao novo comandante.

Explicou que na Polícia Militar essa “oxigenação de comando” é importante para uma prestação de serviço continuada. Durante a Proclamação da Transmissão e Assunção do Cargo de Comandante, o Tenente Coronel enalteceu a “gestão” de Bruno Tavares, citando que foram anos de sucesso, com redução do índice de criminalidade. “Pode ter certeza, Capitão Bruno, que sua missão foi muito bem cumprida”, completou.

Ao se dirigir ao comandante substituto, Serpa focou nos anos em que o Capitão Gomes atuou na Inteligência do Batalhão, segundo o Tenente Coronel, com várias ações que  tornaram o serviço da PM mais efetivo. “Tenho certeza que a tropa foi parceira, leal, honesta com o comandante Bruno e será também com o senhor, e que o senhor cumprirá um excelente papel”.

Desejando aos militares felicidades na nova missão, o Comandante Serpa disse que todo serviço da Polícia Militar tem que ser revertido para a comunidade e, assim, colocou o Batalhão à disposição para uma sociedade mais segura, tranquila. 

O Comandante do 24º Batalhão da PMMG, Tenente Coronel Marcos Serpa de Oliveira, explicou que mudanças no comando da PM asseguram a continuidade dos serviços prestados à comunidade

No Dispositivo de Honra, acompanharam os capitães Bruno e Júlio César, as seguintes autoridades:

  • Tenente Coronel Marcos Serpa de Oliveira (Comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais)
  • Major Alexandre Milhomem Silva (Subcomandante do 24º Batalhão PMMG)
  • Erik de Carvalho (Coronel Veterano)
  • Marcelo Chaves Garcia (Prefeito Municipal de Três Pontas)
  • Maycon Douglas Vitor Machado (Presidente da Câmara Municipal de Três Pontas)
  • Ana Gabriela Brito Melo Rocha (Promotora de Justiça da Comarca de Três Pontas)
  • Andrey Michel Alves Leite (Chefe da Delegacia de Polícia Civil de Três Pontas)
  • Juliano Vitor de Brito (Presidente da 55ª Subseção da OAB-TP)
  • Washington Fonseca Borges (Diretor Regional do Dpto. Penitenciário da 6ª Risp)
  • Ricardo Gonçalves Rozendo (Diretor-Geral do Presídio de TP)
  • Alcemir Anacleto da Silva (Coordenador da GCM-TP)
  • Fernando de Carvalho Ferraz (Presidente do Consep Travessia)

 

 

Previous post

Justiça condena ex-prefeito, dois ex-secretários municipais e um ex-servidor de confiança a ressarcirem valor de show aos cofres de Três Corações

Next post

Emoção marca cerimônia em memória das vítimas de Brumadinho