Política em Três Pontas

Projeto polêmico, prestação de contas à população e ofício de repúdio marcam sessão da semana na Câmara de TP

Com apenas uma proposta na ordem do dia, a sessão da Câmara de segunda-feira, dia 21 de outubro, foi histórica. A reunião começou pelo pedido de retirada do Projeto de Lei nº 004, único da pauta, pelo vereador/autor Luis Carlos da Silva. De iniciativa dele e do presidente Maycon Douglas Vitor Machado, declara como de Utilidade Pública Municipal a Liga Espírita Caminho da Luz, tendo em vista suas ações voltadas para aspectos sociais, organizacionais, filantrópicos, assistenciais, sem cunho político ou partidário. Como o contrato social da instituição passa por mudanças, houve pedido para que a votação fosse adiada e o Plenário atendeu.

Passando para o Grande Expediente, o vice-presidente Antônio “do Lázaro”, usou a tribuna para prestar contas à população sobre a chegada de três veículos vindos de emendas do deputado Federal Diego Andrade para o qual pediu Ofício de Agradecimento. Por outro lado, o vereador pediu que fosse enviado Ofício de Repúdio às atitudes dos Ministros do Supremo Dias Tóffoli e Gilmar Mendes, alegando que está vergonhosa a situação da Segunda Instância. Antônio “do Lázaro” também afirmou estar rompendo com a Administração Municipal pelo fato de uma ambulância recebida pelo Município através de emenda do deputado Estadual Mário Henrique “Caixa”, especificamente para atender a algumas comunidades rurais, ter sido impedida de cumprir a função para a qual veio e alegou que o prefeito não cumpriu a promessa que fez no recebimento desta ambulância.

“Coelho do Bar” também destacou os três veículos recebidos e mais R$ 180 mil para a área do Esporte e pediu Ofício de Agradecimento ao parlamentar. “Coelho” pediu em nome de moradores, que a Secretaria de Obras coloque faixa elevada de pedestres na Avenida Ipiranga, próximo à loja da Cocatrel. Ele também reclamou da ausência da população na Audiência do SAAE realizada pouco antes da sessão dos vereadores.

Já o vereador Sérgio Silva cumprimentou os organizadores e participantes do passeio ciclístico que saiu da Praça do Centenário e elogiou suas ações sociais. Ele pediu Ofício de Congratulações aos organizadores Daniela Oliveira e “Dendel” pela realização do evento. Quanto à Audiência do SAAE sobre a tarifa social, Sérgio Silva afirmou que precisa analisar bem e verificar se a população não será prejudicada.

Vereador Sérgio Silva durante explanação (Foto: CMTP)

O vereador Luiz Flávio Floriano pediu instalação de sinalização de trânsito no Bairro Califórnia I e pintura nas quadras dos Bairros Santa Marta e Santana, pois – segundo ele, em outros bairros o serviço já foi feito. Para finalizar a secretária Marlene Lima usou seu tempo para agradecer à Secretaria de Obras pela realização do serviço de tapa buracos na Rua Pernambuco e um serviço de drenagem feito no local, pois – afirmou, havia reclamação constante dos moradores por causa do acúmulo de águas das chuvas.

Ao fim do Pequeno Expediente, o vereador Antônio “do Lázaro” pediu a inclusão do Projeto de Lei nº 082, aquele que gerou polêmica na sessão passada sobre o preço do metro quadrado de uma área na região dos Quatis (Centro de Eventos) para a licitação e o vereador pediu vistas. Consultado, o Plenário rejeitou a entrada na votação e ficou para a semana que vem, dia 31 de outubro, já que segunda-feira será ponto facultativo no serviço público municipal em virtude do Dia do Servidor Público. Mesmo não entrando para votação, o Projeto causou polêmica e houve um debate acirrado entre vereadores que defendem a aprovação e outros contrários.

Homenagem

O clima só descontraiu no momento em que o vereador Luis Carlos da Silva usava a tribuna de forma mais amena. Acontece que o vereador aniversariou no domingo e a sua amiga Maria José, muito querida por todos por sua alegria e carinho, levou um banner e um presente para lhe entregar em plena sessão. Com autorização do presidente a cidadã entrou no Plenário e entregou os presentes ao seu amigo.

Maria José presenteia o grande amigo, vereador Luis Carlos

A próxima sessão acontece no dia 31 de outubro, quinta-feira, às 18h30min.

(Assessoria de Imprensa da CMTP)

Previous post

Copa MG de Natação chega a Três Pontas; fase regional será sediada pelo TOC

Next post

Vem aí o 1º Sarau Compre Plantas; evento reunirá música, poesia, arte e público curtirá outras agradáveis atrações