Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e Lazer

Semana das Juventudes proporciona conhecimento para o dia a dia

Jessica Mesquita Silva/Arlene Brito

Sexo, gravidez na adolescência, sífilis-Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e ainda a dependência à modernidade tecnológica. Estes foram assuntos abordados pelo pediatra José Feres Neto em uma palestra que encerrou a Semana das Juventudes na Escola Estadual “Professora Marieta Castro”. Para falar sobre “Saúde e Juventude”, o médico se encontrou com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no auditório da unidade trespontana do SEST/SENAT.

Durante toda a Semana, alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram de atividades variadas que levaram até eles conhecimento. A intenção é ajudar esses jovens a enfrentar com maior consciência situações do dia a dia. Convivência democrática, quando os estudantes tiveram a oportunidade de discutir valores, ética e cidadania; respeito às diferenças; o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Juventude e Escola estão entre os temas trabalhados dentro de propostas variadas apresentadas pelos professores e executadas com dinamismo.

“Os meninos amaram as atividades. Foi gratificante a oportunidade, foi proveitoso para nós enquanto Escola trabalhar de forma mais específica os temas sugeridos. A Semana das Juventudes enriqueceu o nosso currículo escolar”, analisa a especialista de Educação Básica e supervisora pedagógica da instituição de ensino, Dálete de Souza Maia Vicentini.

Em dezembro, o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), sancionou a Lei 22.413 que institui no Estado, a Semana das Juventudes. O evento deve ocorrer anualmente de 12 a 18 de agosto como meio de fortalecer a formação da juventude mineira em diversas áreas, inclusive, através de debates sobre políticas públicas. “Foi uma estreia muito interessante porque conseguimos trabalhar os assuntos relacionados de forma bem ampla, fugindo das ações do cotidiano e adequando à realidade dos alunos e da Escola”, completa a supervisora.

Valorização 

Parte do sucesso da primeira Semana das Juventudes na Escola se deve à escolha de assuntos que chamam a atenção da “moçada”: saúde, esporte, cidadania. E o evento, além de enriquecer o conhecimento e preparar para a vida serviu ainda de instrumento de inclusão. Para a diretora Débora Ferreira de Brito, foi um momento de mostrar à comunidade que os estudantes “Marieta Castro” são iguais aos de qualquer outro estabelecimento de ensino do município: capazes, habilidosos, preparados e detentores de direitos, por exemplo, o de frequentar outros espaços. A diretora registra: “temos muito orgulho se sermos parte dessa equipe”.

Presente no encerramento, a inspetora escolar Sandra Barboza elogiou a atuação de todas as escolas estaduais de Três Pontas que, segundo ela, se desdobraram em ações muito bem elaboradas, fazendo valer o objetivo da Semana das Juventudes.

Especificamente sobre a Escola “Marieta Castro” parabenizou os profissionais da Educação pela programação variada que atendeu às diferentes faixas etárias, afirmando ainda que entre os diferenciais está o amor que sentem pelos alunos. “É uma Escola excelente e problemas todas têm – tanto na rede pública quanto na particular. A gente percebe que os professores têm um ‘porque’ de trabalhar ali e esse trabalho é abraçado pela comunidade. Foram muitos acertos na condução da Semana, então, parabéns a todos, inclusive aos alunos que foram brilhantes”, elogia Sandra.

Ontem mesmo, a Escola iniciou mais um evento que promete reforçar benefícios para os alunos: os Jogos Escolares Internos. Socialização, respeito, disciplina já estão sendo promovidos via atividade física. 

 

 

Previous post

Farmácias de Plantão em Três Pontas

Next post

Imortal