Esporte em Três Pontas

Thiago Castro é campeão da Copa IFBB Minas

Copa IFBB Destacada

O trespontano, Thiago Castro – Campeão da Copa IFBB Minas; Fernando e Djavan, segundo e terceiro colocados na Men’s Physique

O trespontano Thiago de Castro Piedade, 23 anos, fez uma estreia vitoriosa no sábado (27). Ele subiu pela primeira vez em um palco para expor o corpo saudável à avaliação de árbitros bastante conceituados. Desceu com medalha de ouro e o título de Campeão da Copa IFBB Minas 2014. No evento realizado pela Federação Mineira de Fisiculturismo, Thiago ficou em primeiro lugar na categoria Men’s Physique.

A Copa aconteceu no Auditório Central da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (Fadivale) em Governador Valadares. O trespontano conta que durante as oito horas de viagem ficou com o pensamento focado na disputa, num misto de confiança e apreensão. “Foi legal demais”, simplifica para depois explicar que não foi nada fácil.

A categoria é dividida em participantes de até 1,75m e acima de 1,75m. Como eram poucos os inscritos na primeira medida houve a unificação, assim ele concorreu com nove atletas. “Eu tenho 1 metro e 67 centímetros. Fiquei ainda mais tenso vendo aqueles caras de 1 metro e 80. Pensei, justo na estreia?!”, recorda Thiago.

Mas como nem sempre tamanho é documento, o estreante mandou bem, agradou e ficou com o Título. O corpo aparentemente saudável, simétrico – bem definido, mas sem grande volume muscular e ainda rosto e cabelo, enfim, a beleza como um todo estavam nos quesitos avaliados.

A trajetória

Thiago Castro sempre teve uma relação bem íntima com o esporte. Por muitos anos praticou motocross e os exercícios na academia serviam de preparação para as provas que exigiam um bom condicionamento físico. Depois de deixar as pistas, se dedicou à musculação. A alimentação saudável também o acompanha há tempos.

Partir para o Fisiculturismo foi decisão recente. Os amigos motivavam, afirmando que Thiago estava dentro do padrão do Men’s Physique e que ele deveria encarar um concurso. O incentivo veio também do nutricionista com especialização em Nutrição Esportiva, Bricio Giraldeli, de Varginha. Ao participar de um evento na Academia Olímpica, onde Thiago treina, o visitante acabou convencendo o trespontano. O nutricionista estava acompanhado da namorada, a atleta Wellness IFBB e modelo fitness, Mari Reis que acumula títulos no Mineiro e Brasileiro.

“Fiz uma avaliação e iniciamos com alimentação e treinos específicos voltados ao Fisiculturismo, às partes que estariam sob julgamento. Foram dois meses de trabalho de esculpir o corpo, de baixar índice de gordura, enfim, de chegar o corpo no lugar conforme o padrão da categoria”, revela o atleta.

A Men’s Physique é uma categoria relativamente nova e está em ascensão. Atletas do Brasil inteiro, de olho na oportunidade, estão se dedicando e chegando às competições com excelente nível.

O próximo passo

De 31 de outubro a 02 novembro, São Paulo vai sediar uma das mais importantes feiras da nutrição esportiva, a ExpoNutrition. Entre as atividades paralelas estão competições. Thiago Castro já pensa em participar do Campeonato Bodybuilding na mesma categoria em que foi campeão sábado.

“O nível será muito alto. A expectativa é de 30, 40 concorrentes. Temos quatro semanas para continuar investindo na nutrição correta e nos treinos. A gente quer fazer bonito como a gente fez na Copa IFBB Minas”, antecipa.

O apoio

Estudante de Agronomia em Alfenas, o atleta trespontano destaca que o Fisiculturismo é um esporte caro e que, no começo, o retorno é pequeno. Por isso, se diz aberto a patrocínios.

Thiago começou e afirma que agora gostaria de participar de outras competições porque vê nelas a oportunidade de mostrar seu esforço e o trabalho de profissionais de Três Pontas e região. Além disso, estar presente – enfatiza – é um incentivo para que outras pessoas tomem gosto pela prática esportiva e, claro, é um meio de divulgar a cidade.

Ele aproveita para agradecer à Academia Olímpica, Drogaria Rezende (na pessoa de Maxuel), B & D Nutrição Esportiva (Bruno Carvalho), ao nutricionista Brício, familiares, amigos. Estende o obrigado a Flávio, Guilherme e Nicolay (Academia Olímpica) e à namorada Fernanda que o acompanharam na Copa IFBB Minas. “Vocês me deram força e usarei de novo essa força para a próxima”, encerra. 

 

Previous post

Suspeita de Dengue Grave - Amostras de sangue da jovem morta em Três Pontas já foram encaminhadas para exames em Belo Horizonte

Next post

Eleições 2014 - Candidato Diego Andrade visita empresas e faz caminhada em Três Pontas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *