Política em Três Pontas

Vereadores de TP pedem melhorias para a comunidade e homenageiam a servidora, agora aposentada, Nídia Xavier

(Texto/Fotos Câmara Municipal de Três Pontas / Edição Arlene Brito)

Projetos que viabilizam recursos para investimentos em obras do Saae e homenagem a servidora aposentada marcaram a sessão de segunda-feira, 12 de abril na Câmara Municipal de Três Pontas. Além das propostas da pauta, vereadores aprovaram a entrada na votação de mais três proposituras em caráter de urgência. O pedido para a inclusão partiu do vice-presidente Antônio “do Lázaro” e foi acatado pelo Plenário. Atendendo ao vereador Sérgio Silva, que pediu vistas, o presidente retirou da pauta o Projeto de Lei nº 053, que cria o Programa de Incentivo Industrial. A proposta voltará ao Plenário após análise mais minuciosa. Antes de iniciar a votação, o presidente Maycon Machado suspendeu a sessão por 10 minutos para que os vereadores analisassem os três projetos aprovados para entrarem na ordem do dia, embora estivessem com pareceres jurídicos favoráveis. Antes de iniciar o pequeno expediente, o presidente suspendeu a sessão para uma homenagem à servidora Nídia dos Santos Xavier, que após 28 anos de serviços prestados à Câmara se aposentou.

Após 28 anos de serviços prestados à comunidade trespontana, através da Câmara Municipal, Nídia Xavier se aposenta e recebe reconhecimento da Casa Legislativa

Vereador Luciano Diniz fala sobre obras da estrada do Foguetinho 

A reunião começou pelo pequeno expediente, quando o vereador Luciano Diniz lamentou o falecimento de “Totonho” Diniz e desejou pêsames aos familiares. Em seguida, o vereador  agradeceu à Prefeitura pelas melhorias que ocorrem na cidade, dentre elas a obra da estrada do Foguetinho que já recebe o asfaltamento. Ele disse que visitou as obras, que o serviço vem sendo muito bem feito e que será uma via muito importante para a população, pois, analisou, terá no centro uma ciclovia que servirá também para caminhadas, uma das preferências esportivas do trespontano. A obra, completou o vereador, evitará a circulação de grandes caminhões pelo centro da cidade. Mais uma vez, Luciano Diniz parabenizou o deputado federal Diego Andrade por sua contribuição no desenvolvimento de Três Pontas.

Vereadora Selena Caté pede médico para a Unidade de Saúde Santa Edwiges e limpeza no Meia Pataca 

Já a vereadora Selena “Caté”, manifestou sua preocupação com as mortes por Covid-19 na cidade e citou como exemplo o falecimento do ex-vereador e presidente da Câmara, “Fernando Professor”, do qual se referiu como grande amigo e incentivador. Selena cumprimentou os familiares de um jovem residente na comunidade Cascavel, que também faleceu por Covid. A vereadora agradeceu à Prefeitura pelas melhorias feitas na Rua Joaquim Piedade e, ao mesmo tempo, cobrou atendimento médico para a Unidade de Saúde do Bairro Santa Edwiges, que agora está apenas com um médico, o que se tornou alvo de reclamações da população que procura atendimento no local. Selena pediu ofício à Secretaria de Saúde para que providencie mais um médico para a unidade e solicitou ainda limpeza do matagal nas proximidades do Bairro Meia Pataca.

Vereador “Paulinho Leiteiro” requer atenção da Administração em várias frentes

O vereador “Paulinho Leiteiro” endossou os sentimentos aos familiares de “Fernando Professor”, ressaltando suas virtudes como vereador e presidente da Câmara e afirmando que era uma pessoa boa de se trabalhar e conviver, uma pessoa do bem. Ele pediu providências para um terreno do município localizado na Rua João de Almeida Ferrão, onde os vizinhos encontraram muitos escorpiões e pediram a limpeza do local com urgência. Paulinho chamou a atenção afirmando que o município precisa tomar frente a seus lotes, promovendo a limpeza. Outra reclamação do vereador foi sobre a iluminação precária do Cemitério Municipal, que durante sepultamentos ao cair da noite fica muito escuro, então, pediu providências. Paulinho reclamou ainda, em nome de moradores, da aglomeração de terra na obra do Mirante explicando que, como não houve a compactação, o barranco está desmoronando; assim, pediu providências.

Vereador “Flavão” destaca necessidade de limpeza na cidade

O vereador “Flavão” manifestou sentimentos às famílias enlutadas na semana. Agradeceu à Funerária Cônego Victor pela disponibilização de álcool em gel nos velórios, conforme sua solicitação. Disse que aguarda que a outra funerária também tome a mesma providência, já que o uso do álcool em gel está entre as medidas preventivas neste tempo de pandemia. Flavão voltou a cobrar limpeza em alguns bairros, como tem feito há muito tempo e reclamou do lixão que está se formando novamente no Bairro Santa Marta. Pediu colaboração da população.

Vereador Luan “do Quilombo” pede manutenção em estradas vicinais e intensificação de ações contra furtos na região rural 

O secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Luan “do Quilombo”, lamentou o falecimento de “Fernando Professor”, destacando-0 como uma pessoa extraordinária e externou sentimentos aos familiares como também aos demais de outras famílias enlutadas. O vereador pediu à Secretaria de Obras que promova a manutenção na estrada vicinal que liga Três Pontas à Boa Vista dos Campos e também ao Congonhal. Luan agradeceu de público ao deputado Diego Andrade pela doação dos capacetes respiradores entregues ao Hospital de Três Pontas e fez apelo ao governador Romeu Zema para que reveja esta situação de Onda Roxa, já que, para ele, muitos estão sendo prejudicados. O vereador pediu que o governador reveja esse decreto e dê autonomia para as prefeituras. Também clamou que as pessoas fiquem em casa. Para finalizar pediu que a Câmara envie ofício à Polícia Civil para que intensifique suas operações contra os furtos na zona rural.

Vereador Sérgio Silva manifesta condolências e agradecimento 

O vereador Sérgio Silva falou sobre o falecimento de “Fernando Professor” com quem também dividiu o mandato, destacando a boa convivência dele com todos na Legislatura 2001/2004. Pediu ofício de condolências aos familiares. Sérgio parabenizou à Nídia Xavier, servidora da Câmara por 28 anos, que acaba de se aposentar.

Vereador Roberto Cardoso reforça pedido de melhoria em iluminação da Praça José de Anchieta 

O vereador Roberto Cardoso endossou os colegas apresentando condolências aos familiares de “Fernando Professor”, destacando o período em que foram vereadores juntos de 2001 a 2004, enfatizando o bom relacionamento de Fernando com todos os servidores e vereadores. “Robertinho” parabenizou e desejou sucesso à servidora Nídia por sua aposentadoria. O vereador questionou novamente sobre a precariedade da iluminação da Praça Padre José de Anchieta, destacando que até hoje não foi resolvido o problema, embora outros vereadores também já tenham pleiteado a solução. Segundo Robertinho, o local está muito escuro, principalmente onde há um parquinho para as crianças. Pediu mais uma vez as providências.

Vereador “Coelho do Bar” pede atenção para o Bairro Jardim Boa Vista, para o aeroporto e reclama da demora da Prefeitura no atendimento às solicitações do legislador

O vereador “Coelho do Bar” destacou o falecimento de “Fernando Professor” como uma grande perda para Três Pontas. Em nome da comunidade do Jardim Boa Vista, reclamou do abandono da praça naquele bairro, analisando que o lugar está muito perigoso, sobretudo à noite. Coelho pediu ainda limpeza do mato que toma conta do entorno do aeroporto, enfatizando que a pista se tornou ponto de caminhada de muitos trespontanos. Para encerrar sua fala, reclamou que para a Administração, o vereador não tem valor, pois tudo que se pede é uma demora em atender, lembrando que os serviços solicitados são para o povo. O vereador afirmou que não fará mais pedidos diretamente na Prefeitura, e sim, somente no plenário da Câmara. Para ele, é uma vergonha o vereador ter que ficar batendo de porta em porta na Prefeitura pedindo coisas que já são obrigações da Administração. 

Vereador Antônio “do Lázaro” agradece deputado Diego Andrade pelos recursos que estão possibilitando asfaltamento na estrada Três Pontas-Quilombo-Pontalete

O vice-presidente Antônio “do Lázaro” agradeceu e parabenizou o professor João Victor Mendes, por ter sido o portador na entrega de capacetes respiradores ao Hospital São Francisco de Assis, em nome do deputado Diego Andrade, a quem também agradeceu. Antônio reiterou agradecimentos ao deputado pela viabilidade de mais R$ 3 milhões para o asfaltamento de mais 3 Km da estrada Dr. Glimaldo Paiva que liga a cidade ao Quilombo e Pontalete, além de recursos para mais 1 Km na mesma estrada vicinal. O vereador destacou que já está no Ministério do Turismo, um projeto para liberação de mais R$ 5 milhões para asfaltamento do Pontalete ao Quilombo quase que na sua totalidade, o que é pedido da população há muitos anos.

Vereador Maycon Machado defende necessidade de equipamentos de segurança e treinamento para servidores que trabalham no caminhão pipa da Prefeitura

O presidente da Câmara, Maycon Machado, também desejou condolências às famílias enlutadas, destacando a amizade que teve com “Fernando Professor” e manifestou sua gratidão pelos ensinamentos e companheirismo nos anos de amizade com o ex-vereador. Maycon falou ainda sobre o incêndio em uma casa na Rua Américo Miari durante a semana. Contou que o caminhão pipa da Prefeitura foi chamado ao local. Observou que os servidores não possuem os equipamentos adequados para a segurança pessoal. Então, pediu que o Município providencie não só os equipamentos, como também um treinamento para quem trabalha no caminhão, evitando assim que corram riscos. O presidente aproveitou seu tempo para cumprimentar e desejar sucesso à trespontana Vanúsia Nogueira, indicada para compor a Organização Internacional do Café (OIC), avaliando que será uma honra ter uma conterrânea ocupando um cargo tão importante para a cafeicultura mundial. 

Sessão foi suspensa para vereadores analisarem projetos indicados para a pauta de votação

Projetos aprovados 

Projeto de Lei nº 009, de 30 de março de 2021 – Iniciativa: Vereador Maycon Douglas Vitor Machado: denomina “Rua Sebastião Lopes de Andrade” a Rua nº 01 do Loteamento Olavo Lima, que tem início na Rua José Garcia Filho e término em área não loteada, neste Município.

Projeto de Decreto Legislativo nº 005, de 22 de março de 2021 – Iniciativa: Vereador Luan Donizeti Elias: concede Título de Cidadania Honorária Trespontana à senhora Patrícia Gomes da Silva.

Projeto de Lei nº 063, de 07 de abril de 2021 – Caráter de Urgência – Iniciativa: Executivo Municipal: abre crédito adicional suplementar, no valor de R$ 195.442,37 para manutenção de despesas na implantação de Recapeamento de Vias Urbanas no Município, referente ao acréscimo de contrapartida para o Termo de Convênio junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e a aquisição de equipamentos diversos para otimizar as secretarias de Administração e Fazenda.

Projeto de Lei nº 061, de 06 de abril de 2021 – Caráter de Urgência – Iniciativa: Executivo Municipal: abre crédito especial conforme alteração solicitada relativa ao aditivo na obra da Rede Coletora de Esgoto do Córrego dos Bambus, conforme relatório da engenheira do Saae, senhora Fabiana Velloso Scatolino, no valor de R$ 97.500,00. 

Projeto de Lei nº 064, de 9 de abril de  2021 – Caráter de Urgência – Iniciativa: Executivo Municipal: abre crédito adicional suplementar, despesas com serviços de terceiros, contratação de empresa para fornecimento e aplicação de CBUQ-Faixa C, prestação de serviço de solda e torno e demais serviços necessários na operacionalização e manutenção do Sistema de Água, no valor de R$ 55.500,00.

 

Previous post

Coronavírus - Nova etapa da vacinação começa nesta quinta-feira em TP para idosos a partir de 67 anos

Next post

Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Três Pontas se reúnem para apresentação de projeto de implantação de Brigada Municipal