PoliciaisPolítica em Três Pontas

Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura de Três Pontas se reúnem para apresentação de projeto de implantação de Brigada Municipal

Na manhã desta quarta-feira (14), o comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar em Varginha, tenente coronel Júlio César Tóffoli, se reuniu com o prefeito de Três Pontas,  Marcelo Chaves Garcia, para apresentar o Projeto de Implantação de Brigada Municipal.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), visando o aperfeiçoamento do modelo de segurança contra incêndio e prevenção de acidentes, está ampliando a capilaridade também com as brigadas municipais. A estratégia é parte das ações para aprimorar a segurança aos cidadãos e aumentar a integração entre os entes e órgãos da esfera pública.

O tenente coronel Júlio César Tóffoli, acompanhado de outros bombeiros militar, em reunião com o prefeito de TP, Marcelo Chaves Garcia

Sob gestão e coordenação técnica do CBMMG, o objetivo é que órgãos municipais interessados, e mediante assinatura de convênio com a Corporação, possam estabelecer brigadas municipais compostas por voluntários ou agentes públicos capacitados. Os profissionais atuarão em ações de prevenção e combate a incêndio e pânico, busca e salvamento, primeiros socorros ou atendimento pré-hospitalar, em complementação às ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar com isso diminuindo o tempo de resposta ao atendimento de uma emergência.

Assim, serviços e ações integradas poderão atingir ainda mais os municípios e comunidades nas quais não existam unidades do CBMMG.

A iniciativa está fundamentada no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), presente na carteira de projetos estruturadores do Governo do Estado e, ainda, segue o Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O município que tiver interesse em formar uma brigada municipal deve manifestar a intenção ao CBMMG. Após firmarem convênio, a Corporação disponibilizará a capacitação dos brigadistas, tornando-os aptos a atenderem ocorrências no município.

O CBMMG destina militares para atuarem, entre outras funções, na coordenação das ações da brigada, no desenvolvimento de projetos sociais, ações de fiscalização em matéria de prevenção contra incêndio e pânico, assessoramento ao Executivo local sobre temas relacionados à proteção e defesa. 

Se firmar o convênio, a Corporação disponibilizará a capacitação dos brigadistas, tornando-os aptos a atenderem ocorrências no município

(Fonte: CBMMG-Varginha)

Previous post

Vereadores de TP pedem melhorias para a comunidade e homenageiam a servidora, agora aposentada, Nídia Xavier

Next post

Sul de Minas e outras macrorregiões avançam para onda vermelha do Minas Consciente