Política em Três Pontas

Vereadores de TP prestam condolências pelo falecimento de Dr. Olivotto, apresentam vários pedidos e aprovam criação do Fundo Especial dos Direitos da Mulher entre outras propostas

(Fonte e Fotos: Câmara Municipal de Três Pontas / Edição: Arlene Brito)

Aberta ao público com restrições e seguindo os protocolos de prevenção ao Covid-19, a sessão da Câmara de segunda-feira, 26 de abril, foi presidida pelo vereador Antônio Carlos de Lima, em virtude de licença médica do presidente Maycon Douglas Machado. Antônio convidou o vereador Paulo Vitor da Silva para compor a mesa como vice-presidente “Ad-Hoc”. Como dentre as propostas estavam projetos que dão nomes a vias públicas, familiares dos homenageados ocuparam lugar na plateia.

Mesa foi composta pelos vereadores Paulinho, Antônio e Luan

Vereador Luciano Reis Diniz pede aos colegas legisladores e aos empresários que apoiem campanha de alimento

A sessão começou como de praxe, pelo pequeno expediente e o primeiro inscrito foi o vereador Luciano Diniz, que lamentou o falecimento do advogado e ex-presidente da Câmara, Dr. Oswaldo Olivotto Ardissono. O vereador fez elogios ao conhecimento e profissionalismo com que o advogado atuou no município e desejou condolências aos familiares. Luciano pediu apoio dos empresários trespontanos para a campanha promovida pelo Sicoob Copersul, que doa um quilo de alimento para cada quilo doado por quem recebe a vacina contra a Covid-19. O vereador solicitou que os empresários adotem também esta ideia que vai ajudar muitas pessoas e pediu ainda o apoio dos vereadores.

Vereadora Maria Selena Silva (Selena Caté) solicita faixa elevada de pedestres no Centro e próximo ao Campo “do Vila”

A vereadora Selena “Caté” lamentou o falecimento de mais uma pessoa de sua família, pediu mais cuidados com a Covid-19, alertou sobre a aglomeração no Parque Vale do Sol e chamou atenção ainda para mais um fato real: muitas pessoas circulando pela cidade sem máscara. Defensora dos animais, Selena reclamou da alta velocidade dos veículos na Rua São Pedro e próximo à Praça do Pirulito, onde cães já foram atropelados. Então, pediu faixa elevada de pedestres nestes locais e próximo ao chamado Campo do Vila, o Estádio José Comunien.

Vereador Luiz Flávio Floriano (Flavão Motorista) solicita serviços em várias partes da cidade

O vereador “Flavão” desejou condolências aos familiares do Dr. Olivotto. Depois, agradeceu à Secretaria de Obras pela realização da limpeza no Bairro Santa Marta. Aproveitou para pedir que seja construída uma faixa elevada de pedestres na Rua Caetano Pessi no Bairro Cidade Jardim e ainda em frente ao PAM. Flavão solicitou que a Secretaria conserte a calçada na Rua Nossa Senhora d’Ajuda, em frente ao segundo portão de entrada do campo do TAC, pois, destacou, está muito danificada. Para finalizar, o vereador pediu uma limpeza no Parque da Mina do Padre Victor e em terrenos na Rua Luiz Antônio Ribeiro, em virtude da reclamação de moradores.

Vereador Paulo Vitor da Silva (Paulinho Leiteiro) defende destinação de porcentagem do IR para o Conselho da Criança e do Adolescente  

O vereador “Paulinho Leiteiro” reiterou sentimentos aos familiares do Dr. Olivotto, pessoa à qual se referiu como excelente profissional. Ele reafirmou um pedido que havia feito para que a Prefeitura faça uma reunião com os contadores para que ao fazerem as declarações de imposto de renda, direcionem 3% sobre o que vão pagar para o Conselho da Criança e Adolescente, assim os recursos ficarão em Três Pontas. Paulinho pediu ainda que a Prefeitura faça com urgência a manutenção da iluminação do Cemitério, pois, enfatizou, está muito escuro e tem ocorrido muito sepultamento à noite. Mais uma vez, pediu a limpeza do terreno público na Rua João de Almeida Ferrão, onde novamente foram encontrados 26 escorpiões, levando perigo às pessoas.

Vereador Roberto Donizetti Cardoso (Robertinho Vermelho) opina sobre Projeto do Executivo em nome da conservação de estradas

Roberto Cardoso usou seu tempo para também desejar condolências à família do Dr. Olivotto. Em seguida, explicou que durante a reunião da Comissão da qual faz parte, recebeu o chefe de Gabinete Felipe Pereira e o secretário de Fazenda, Aguinaldo Corrêa que explanaram sobre um projeto que visa um empréstimo pela Prefeitura para adquirir máquinas e um caminhão usina de asfalto. O vereador sugeriu uma alteração no projeto, já que, segundo ele, a Prefeitura tem 6 máquinas das quais 4 estão estragadas e são de esteira, o que estraga o piso por onde passam. A sugestão de “Robertinho” é que deste valor se retire uma verba para comprar um caminhão prancha para transporte destas máquinas pesadas.

Vereador Sérgio Eugênio Silva (Serjão) pede finalização da obra do “Mirante do Cruzeiro”

O vereador Sérgio Silva também cumprimentou os familiares do Dr. Olivotto e elogiou a obra “do Foguetinho” afirmando que é uma das grandes obras do município. Disse ainda que isso se deve ao Executivo e à Câmara, lembrando que a conquista da terceira faixa da MG-167 também teve início na Casa Legislativa. Sérgio agradeceu ao empenho do deputado Diego Andrade. Já sobre o Mirante do Cruzeiro, o vereador lamentou a demora na finalização, falou da sujeira e afirmou que o local é um “prato cheio” para atitudes ilícitas. Sérgio pediu ofício ao Executivo para que cobre da empresa responsável a finalização da obra. 

Vereador Geraldo José Prado (Coelho do Bar) solicita que população colabore com a limpeza pública

O vereador “Coelho do Bar” apresentou condolências aos familiares do Dr. Olivotto e da senhora Neusa Pachola e ainda elogiou as obras “do Foguetinho” afirmando que tudo é feito com dinheiro do povo e ajuda do deputado Diego Andrade que sempre trabalha pelo município e já enviou para Três Pontas quase R$ 19 milhões em emendas. Novamente lamentou a respeito dos terrenos sujos e pediu que a população colabore, colocando o lixo nos locais corretos e nos dias certos da coleta.

Vereador Luan Donizeti Elias (Luan do Quilombo) reforça pedido sobre iluminação do Cemitério Municipal

O secretário da Mesa, Luan “do Quilombo”, endossou as condolências aos familiares do Dr. Olivotto e parabenizou o vereador Antônio “do Lázaro” pelo empenho no asfaltamento da estrada do Quilombo/Pontalete que, avaliou, está ficando muito bom. Luan falou de um projeto ainda embrionário que pretende ocupar os terrenos vazios da cidade com hortas comunitárias, analisando que ajudará muitas famílias. O vereador reforçou as palavras de Paulinho Leiteiro e o pedido de providências sobre a iluminação do Cemitério. Ainda parabenizou o colega Paulinho pela iniciativa de incentivar a doação de parte do imposto de renda para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente. E mais uma vez, como o fez há algumas sessões, parabenizou a Polícia Civil de Três Pontas pelo trabalho realizado no combate a furtos na zona rural e outras operações que beneficiam a comunidade.

Vereador Antônio Carlos de Lima (Antônio do Lázaro)

O presidente em exercício, Antônio “do Lázaro” finalizou o pequeno expediente desejando condolências aos familiares do Dr. Olivotto. Cumprimentou e agradeceu a presença das pessoas na plateia, dando a elas as boas-vindas.

Dr. Olivotto – um ícone do Direito em Três Pontas 

Oswaldo Olivotto Ardissono se formou na Faculdade de Direito do Sul de Minas, na cidade de Pouso Alegre, em 1970 e se tornou um dos mais respeitados advogados de Três Pontas. Atuante na área por mais de 50 anos, passou a ser considerado um ícone do Direito devido ao conhecimento teórico e à extensa experiência.

Dr. Olivotto trabalhou no serviço público, compondo quadro de pessoal na Prefeitura. Por mais de 30 anos, integrou a equipe da Assessoria Jurídica do Município. Na Câmara de Vereadores, ocupou o cargo de presidente no biênio 1971/1972 e também em 1973.

Mesmo com a saúde já debilitada, continuou na profissão até aproximadamente dois anos atrás, quando decidiu dar uma pausa e gozar de sua aposentadoria em sua casa, ao lado dos familiares.

Ele faleceu na manhã de segunda-feira (26). O Poder Legislativo Municipal expressou profundos sentimentos aos familiares e amigos do Dr. Olivotto, manifestando os agradecimentos e o reconhecimento por seus serviços prestados à comunidade trespontana.

Projetos aprovados na sessão de segunda-feira (26)

Projeto de Lei nº 018, de 27 de janeiro de 2021 – Iniciativa: Executivo Municipal: atribui à Rua 04 do Loteamento Angelina de Melo Tavares, que tem início na Rua José Maria Tavares e término na Rua José Silvério Duarte Sobrinho, a denominação de “Rua Donizete Melo Tavares – Toco do Benevides”.

Projeto de Lei nº 068, de 12 de abril de 2021 – Iniciativa: Executivo Municipal: “Cria o Fundo Especial dos Direitos da Mulher – FEDM”, instrumento público municipal de natureza contábil, em regime de caixa único, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, com o objetivo de captação, gerência, repasse e aplicação de recursos para a implantação de programas, projetos e ações voltados à mulher no âmbito do município de Três Pontas.

Projeto de Lei nº 069, de 13 de abril de 2021 – Iniciativa: Executivo Municipal: abre crédito adicional especial, no valor de R$ 17.000,00 para a criação de ficha para manutenção de despesa de custeio dos Serviços Públicos de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde.

Projeto de Lei nº 014, de 13 de abril de 2021 – Iniciativa: Vereador Sérgio Eugênio Silva: denomina “Rua José Feres Neto” a Rua nº 09 do Loteamento Residencial Nova Três Pontas, que tem início na Avenida Professora Maria Rogéria Mesquita e término em área não loteada.

Projeto de Lei nº 015, de 13 de abril de 2021 – Iniciativa: Vereador Luciano Reis Diniz: denomina “Rua Carmen Lúcia Duarte – Milu” a Rua nº 09 do Loteamento Jardim Julieta, que tem início na Rua Neusa Bello Duarte e término na Rua Francisco de Paula Vitor.

Projeto de Lei nº 016, de 13 de abril de 2021 – Iniciativa: Vereador Luciano Reis Diniz: denomina “Rua Maria das Graças de Brito” a Rua nº 06 do Loteamento Jardim Julieta, que tem início na Rua nº 01 e término na Rua Neusa Bello Duarte.

Familiares de homenageados com nomeação de ruas acompanhando a sessão

Previous post

SAAE de Três Pontas agora também está no aplicativo

Next post

Recém-nascido e enfermeira da linha de frente de combate à Covid-19 morrem em acidentes, em Varginha