Política em Três Pontas

Vereadores de Três Pontas comemoram Dia da Mulher com homenagens, inclusive póstuma

Uma sessão especial movimentou a Câmara de Três Pontas na noite desta segunda-feira (11). Inspirados pelo Dia Internacional da Mulher (08/3), os vereadores indicaram 11 jovens senhoras, de variadas faixas etárias, que se destacam em histórias de vida, pela determinação, por exercerem papeis fundamentais na construção da comunidade. Outras duas, a pedido do Parlamento Municipal, foram designadas por representantes da sociedade civil organizada: Projeto Arte Cotidiana e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. Enaltecido o valor destas damas que zelam por toda a família trespontana, simbolicamente elas passam a transmitir a cada mulher do município os cumprimentos dos parlamentares pela passagem da singular data.

As agraciadas foram conduzidas ao centro do Plenário Presidente Tancredo Neves. “É dever do Poder Legislativo Municipal não deixar passar em branco uma data tão significativa. Hoje, através deste gesto, estaremos homenageando todas as mulheres de Três Pontas, assim reconhecemos publicamente os valores de todos os representantes de nossa comunidade nesta noite”, disse o presidente da Mesa Diretora, vereador Maycon Machado (PDT), ao abrir oficialmente a Sessão Solene.

Foram agraciadas com diploma, flores e muito carinho:

  • Claudineia Alves da Silva Cândido – (indicada pelo Projeto Arte Cotidiana)
  • Girlene Aparecida dos Reis Roberto 
  • Glória Lúcia Magalhães 
  • Jaqueline Maciel Donamaria 
  • Luciana Ferreira Mendonça
  • Luisa Antônia da Luz Arantes 
  • Maria Neuza Bueno da Silva 
  • Regiane de Fátima Floriano 
  • Suely Aparecida Ferreira Souza 
  • Tatiana Liló – (indicada pelo Conselho Municipal da Mulher)
  • Tereza de Fátima Custódio Moreira 
  • Valtiela D’Ajuda Daré

Dia Internacional da Mulher 2019 (Foto: CMTP)

Homenagem Póstuma reconhece coragem de professora do Norte de Minas 

Por iniciativa do vereador Sérgio Eugênio da Silva (PPS), foi prestada Homenagem Póstuma à professora Heley de Abreu Silva Batista – uma das vítimas do incêndio criminoso na Creche Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, ocorrido em outubro de 2017.

Bravura da professora Heley já foi reconhecida pelo Governo Federal através da Ordem Nacional do Mérito (Foto: Facebook)

Para salvar alunos, Heley, de 43 anos, abraçou-se ao vigia Damião Soares dos Santos que ateou fogo em si mesmo, e em várias crianças numa sala de aula. Assim ela tentou impedir que o criminoso continuasse o ataque, e ainda ajudou a retirar as crianças feridas. A pedagoga, que salvou pelo menos 25 alunos, sendo considerada uma heroína, teve 90% do corpo queimado e morreu no hospital. As funcionárias Jéssica Morgana e Geni Oliveira, dez crianças e o vigia também morreram na tragédia. 

A homenagem foi recebida pela vereadora Marlene Oliveira (PDT) e será encaminhada à família da professora Heley.

“Você é Linda”

Após a leitura de cada biografia, as homenageadas tiveram a oportunidade de agradecer, o que fizeram de maneira simples e objetiva. O vereador Erik dos Reis Roberto (PSDB) foi escolhido para explanar em nome dos demais edis e destacou a importância da mulher na sociedade. Ao final, ele pediu que todas se levantassem e fossem homenageadas com a música “Você é Linda” (Caetano Veloso), interpretada por Elisângela Teóphilo.

Acompanhou a Sessão Solene, o prefeito Marcelo Chaves Garcia (MDB). A noite foi abrilhantada também pelos musicistas Beto Maciel e Wander Scalioni.

Notícia anterior

Desfile de moda, papo sobre saúde e proteção e outros mimos comemoram o Dia da Mulher no Clube da Casa Nova Era em Três Pontas

Próxima notícia

Vila Vicentina de Três Pontas precisa da sua ajuda para manter higiene pessoal dos idosos