Educação, Cultura e Lazer

De volta ao passado, construindo o futuro – projeto da Escola Coração de Jesus conduz público por uma viagem informativa, criativa, emocionante

Para aquele sábado (15), a Fanfarra foi convocada e sob a regência de Rafael e André recepcionou os convidados. Ritmos marcantes envolveram, anunciando que a manhã seria especial. Tão logo os portões se abriram, pais e outras pessoas com as quais convivem alunos e toda a equipe da Escola Coração de Jesus-Objetivo foram conduzidos ao Salão Nobre, à Praça de Alimentação e ao Espaço da Educação Infantil “Coraçãozinho” onde se depararam com exposições de objetos, brinquedos, desenhos e outros trabalhos desenvolvidos em sala de aula especialmente para o Projeto “De volta ao passado, construindo o futuro”.

Enquanto o público infantil e jovem se divertia com as descobertas e enquanto os adultos admiravam a criatividade exposta pelas crianças e adolescentes e, em cada olhar atento captavam recordações do que viveram, do que presenciaram a partir da década de 60, a professora Stephanny e o esposo Eduardo embalavam musicalmente… um show na quadra poliesportiva para onde todos se dirigiram após deliciar-se de imaginação e lembranças.

Todos os professores e os mais de 400 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio mergulharam no Projeto, cujo propósito foi resgatar os principais fatos e acontecimentos em diversas áreas: política, científica, tecnológica, cultural, social dos anos 60 até o Século XXI e, assim, promover uma reflexão. “Analisar o ontem e entender o hoje são, na opinião dos educadores, ações fundamentais para a construção de um futuro melhor. 

Com “Shape of You” (Ed Sheeran), o professor Filipe e alunos do 8º ano abriram a parte artística da manhã (festiva) letiva, já fazendo a arquibancada movimentar-se com um dos mais tocados “hits” do momento.  Depois, foi uma sequência de danças, desfiles, interpretações que continuaram mexendo com o corpo e com a alma de quem prestigiou se encantando com a riqueza de detalhes presente em cada “look”, nas coreografias, nos acessórios. 

Celly Campello (e o Banho de Lua), a Guerra Fria, Neil Armstrong e seus passos na lua, Elvis Presley, Sandy e Junior, os famosos Passinhos e Xuxa, os saudosos Mamonas Assassinas, Mário (do vídeo game), Obama (primeiro presidente negro dos EUA), Dilma Rousseff (primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil), o 11 de Setembro (terrorismo), a Lava-Jato e grandes descobertas espaciais e no campo da genética. Ainda Shania Twain, Michel Jackson, Vitor Kley foram alguns fatos e personalidades retratados com muita competência pelos estudantes. No “palco”, os alunos surpreenderam até cada professor responsável pelas respectivas atividades.

Finalizando, a aluna Sara Oliveira (9º ano) apresentou uma dança intitulada “Pedido de Socorro”, a fim de abordar assuntos polêmicos que, mesmo com a evolução dos tempos, ainda são visíveis, tais como, o preconceito contra a mulher, o machismo e a violência sexual.

E, se ainda há um longo caminho a ser percorrido para uma sociedade mais justa e igualitária, nada mais certo que (ir) “Tocando em frente”, como fez João Pedro Rezende, também aluno do 9º ano, inspirado em Almir Sater, em voz e violão.

A diretoria da Escola Coração de Jesus e do Coraçãozinho-Objetivo agradece aos alunos, aos professores e aos demais funcionários por tanto empenho. Agradece aos pais por tamanha confiança e participação. Agradece ainda a colaboração da Casa da Cultura “Alfredo Benassi”, Maria Olívia Castro, Maria de Lourdes Tempesta, Marilda Tiso, Eliziane Rocha, Ana Cristina Abreu, Daniele de Abreu, Família Maria de Brito Rezende, Mauro Marques. Também aos parceiros: rádios Sentinela FM, Liberdade FM, Vida FM, ao portal de notícias SintonizeAqui, ao Jornal Correio Trespontano, aos colunistas sociais Mauro Bueno e Paulo Prado. Agradece a todos os demais que, de alguma maneira, se empenharam para que o Projeto “De volta ao passado, construindo o futuro” pudesse acontecer e agradece a cada trespontano que prestigiou a manhã letiva (festiva).

Clique AQUI e confira fotos do evento!

“Nenhum de nós é tão bom quanto nós todos juntos” (Escola Coração de Jesus/Coraçãozinho-Objetivo) – (Foto: Marquinho Amâncio)

Previous post

Corpus Christi - Confira a programação das Paróquias de Três Pontas

Next post

Devo vender primeiro os cafés melhores ou piores?