OutrosPolítica em Três Pontas

Dia da Guarda Civil Municipal é comemorado com homenagens na Câmara de Três Pontas

Palavras de afeto, reconhecimentos, gentilezas, informações e até desabafos marcaram a solenidade em comemoração ao Dia Nacional da Guarda Municipal (10/10), realizada na manhã desta terça-feira (18) no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Três Pontas. Os convidados foram recebidos pelo Prefeito Paulo Luis Rabello (PPS) e pelo Comandante da GCM, Edward Naves. Logo no início, sinais de que a manhã seria de emoções. O Musicista, Professor do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, Wallace Naves, executou o Hino Nacional Brasileiro na viola. O talento do trespontano já é reconhecido, mas o dedilhar deu origem a um arranjo que, pelo silêncio predominante, tocou corações e mentes.

guarda-civil-municipal-gcm-dia-da-guarda-municipal-1-copy

O músico Wallace Naves durante execução do Hino Nacional: primeiro momento de emoção na solenidade

Convidado à tribuna, o Comandante deu a boa notícia. Nos últimos quatro anos, graças à atuação da GCM, houve redução de 70% no índice de furtos e de 60% nos danos em patrimônios públicos. A maioria dos objetos furtados nesse segmento foi recuperada. “Os meus comandados são heróis, são guerreiros porque estão fardados, ostensivamente e sem armas. Circulam por toda a Cidade, áreas bancárias, pelos patrimônios e nunca disseram não a alguma missão a eles atribuída”, elogiou.

Edward Naves compartilhou os ganhos, mencionando o suporte da Polícia Militar e da Polícia Civil aos trabalhos da GCM de Três Pontas. Para o Comandante, a parceria significa que as duas instituições confiaram desde o primeiro momento na capacidade da GCM em reforçar a segurança pública. As Polícias estavam representadas na solenidade pelo Tenente Bruno Neves Tavares e pelo Delegado Andrey Michel Alves Leite.

Após cumprir carreira na PM, Edward Naves aceitou há tempos ser o Monitor das duas turmas no Curso de Formação da GCM de Três Pontas. Ao recordar a trajetória da Instituição, destacou que foram formados 45 integrantes, que na gestão passada houve baixas significativas e que hoje são 15 capacitados membros. “Agradeço a esses servidores ‘anjos azuis’ por terem entendido a minha e a mensagem do Prefeito Paulo Luis que é atender ao clamor da sociedade. Espero que continuem com essa mentalidade”, desejou.

guarda-civil-municipal-gcm-dia-da-guarda-municipal-2-copy

Integrantes da GCM ouvem atentos a explanação do Comandante Edward Naves

O apoio de secretários municipais e de outros parceiros também foi citado como corresponsável pelos números positivos apresentados no evento.

Portas abertas para os jovens

“Queiram ou não queiram, a nossa equipe é uma das melhores que já passaram durante qualquer administração de Três Pontas e para completar essa equipe busquei, através do Capitão – hoje Tenente Coronel Erik, a indicação para que Cabo Naves comandasse essa Guarda Municipal e comanda bem porque, como ele mesmo disse, os índices de criminalidade baixaram”.

Assim começou Paulo Luis Rabello. Logo depois, o Prefeito de Três Pontas deu um toque político ao discurso ao parabenizar os vereadores pela coragem na aprovação segunda-feira (17) de um Projeto que a partir de agora impede os prefeitos de nomearem secretário municipal quem não tenha formação superior em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). No caso da Câmara, se não houver vereador com a formação escolar exigida, o cargo de Chefe do Legislativo deverá ser ocupado por aquele de melhor escolaridade. Ainda de acordo com a proposta que foi apresentada por José Henrique Portugal e Joy Alberto de Souza Botrel (ambos do PMDB) e aprovada na sessão,  o Procurador Geral do Município não pode ter nenhum grau de parentesco até 3º grau com o prefeito, vice e ou vereador. Com a atitude que “ajuda a colocar Três Pontas nos trilhos”, analisou o atual Prefeito, a população começará a respeitar os legisladores. “Aqui não se faz leis para meia dúzia de pessoas, mas para a coletividade”, acrescentou Paulo Luis, que em 1° de janeiro de 2017 passará a missão gestora para o adversário político Dr. Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD).

guarda-civil-municipal-gcm-dia-da-guarda-municipal-5-copy

Prefeito Paulo Luis Rabello elogia Guardas Municipais, integrantes da equipe de Governo e Vereadores

A realização em seu primeiro mandato de concursos públicos que efetivaram a GCM se tornou a tônica maior na fala do Executivo. Para o Prefeito, o fato de abrir oportunidades de emprego e estudo para 45 jovens é para ele motivo de orgulho e satisfação. No sentido de crescimento pessoal e profissional, Paulo Luis informou que muitos deles aproveitaram as portas abertas e buscaram o ensino superior, atuando agora em outras áreas, tais como, na educação. 

guarda-civil-municipal-gcm-dia-da-guarda-municipal-24

O Comandante Naves, a GCM Leonara e o Prefeito Paulo Luis: troca de reconhecimentos de esforços em nome da segurança do patrimônio público de Três Pontas

Ao agradecer a todos que colaboraram com a Guarda Municipal e com a Administração Municipal nas duas vezes que ele foi Prefeito – de 2005 a 2008 e de a 2013 até o dia 31 de dezembro de 2016, Paulo Luis reforçou que nesta gestão as dificuldades foram muitas e, entre linhas, falou das dívidas que teria recebido da Administração anterior. “Talvez possam até pensar que nós estávamos aumentando os valores que nos foram deixados, mas ninguém pode calcular a herança maldita que eu e meu vice recebemos”.

Encerrando, o Prefeito registrou o “muito obrigado” à Guarda Civil Municipal e a todos que sob a administração dele serviram e estão servindo à causa da segurança de Três Pontas.

Destaque Profissional

Na oportunidade foram agraciados com Certificados por terem cumprido seus deveres no decorrer do ano com diferenciada responsabilidade e empenho, os seguintes GCMs.

Motorista Padrão: Alcemir Anacleto da Silva

Honra ao Mérito: Leonara Regina Naves

Administrativo: Claudinéia de Abreu (representada por Marileia Bernardo)

Operacional: Mateus de Oliveira Franklin

Mais homenagens

Instituições, empresas, particulares e veículos de comunicação – dentre eles o Sintonize Aqui – que contribuíram com a excelência do trabalho desenvolvido pela GCM de Três Pontas no quadriênio 2013/2016 também fizeram parte da lista de homenageados. Receberam, então, o Diploma de Agradecimento. Em reconhecimento ao “carinho e respeito de Paulo Luis”, a GCM agraciou o Gestor com Certificado e placa ostentando a frase: “Prefeito Amigo da Guarda”.

Mas, surpresa mesmo teve o Comandante Edward Naves. Primeiro, quando o afilhado entrou pelo Plenário vestido de GCM e entregou a ele uma placa com os dizeres bíblicos: “Combati o bom combate, guardei a fé!”. O pequeno levou o padrinho às lágrimas, enquanto a Mestre de Cerimônias, Tatiana Liló, contava que Naves é o exemplo para o menino João Pedro da Silva.

Em seguida, Wallace Naves cantou “Ao Mestre com Carinho”. Todos os GCMs que acompanhavam a cerimônia também cruzaram a bancada que separa o Plenário e foram abraçar o Comandante. A comoção geral demonstrou que os convidados andam, de fato, em sintonia com a Guarda Civil Municipal trespontana.

Ocuparam os dispositivos de honra o Prefeito Paulo Luis Rabello, o Vice-Prefeito Erik dos Reis Roberto, o Comandante Edward Naves, o Comandante da Polícia Militar Tenente Bruno Neves Tavares, o Delegado da Polícia Civil Dr. Andrey Michel Alves Leite, a Vereadora Valéria Evangelista Oliveira, o Vereador Luis Carlos da Silva, a Secretária Municipal de Administração Evânia Rocha Moreno e a Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Turismo Débora Andrade.  

guarda-civil-municipal-gcm-dia-da-guarda-municipal-21

(Fotos: Paulo Prado) 

 

Previous post

Sine anuncia que há vagas de emprego em Três Pontas

Next post

Outubro Rosa - Clube da Casa Nova Era promove ações contra o câncer de mama