Educação, Cultura e Lazer

Dia Mundial da Criatividade terá eventos em 50 cidades no Brasil e em Portugal, Alemanha e Sérvia

Neste domingo, dia 21 de abril – feriado nacional de Tiradentes – 50 cidades em todo o Brasil terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day.

A data foi institucionalizada em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, na qual a Resolução 71/284 foi aprovada, designando o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Reconheceu-se naquela ocasião que o desenvolvimento sustentável é um conceito holístico que exige o fortalecimento de vínculos interdisciplinares. E mais que isso: a criatividade conquistou o patamar de matéria-prima para inovação, criando assim um novo e promissor impulso para o crescimento econômico.

No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada alguns anos antes. Em 2014, por iniciativa do psicólogo Lucas Foster, fundador da ProjectHub, idealizador do Prêmio Brasil Criativo, e uma das principais referências em economia criativa do país, mobilizou uma comunidade de empreendedores e profissionais das diferentes indústrias criativas para comemorar a criatividade, em um evento gratuito que apresentasse a importância da criatividade para inovação e para o desenvolvimento sustentável. Na ocasião, John Howkins, a maior autoridade do mundo sobre Economia Criativa, esteve por aqui a convite de Foster para ministrar palestras em universidades.

Com a resolução aprovada pela ONU estabelecendo uma data global para o World Creativity Day, a data que antes era celebrada no Brasil em novembro passou a ser em abril. E, o movimento que nasceu em uma escola em São Paulo foi ganhando mais adeptos. Por meio de um software criado por Foster, o World Creativity Day ajuda a conectar líderes, inspiradores e anfitriões de qualquer parte do mundo, formando a primeira rede social para a criatividade do mundo. Neste ano, o formato de evento viaja para Portugal, Alemanha e Sérvia, com mais de 30 atividades e 37 horas de conteúdo.

Nos 17 estados brasileiros, serão mais de 570 atividades e, algumas cidades aproveitarão o domingo de Páscoa para estender a programação para a segunda feira, dia 22 de abril, com ações em escolas, universidades e empresas.

A estimativa é que o evento impacte um público de mais 65 mil pessoas no Brasil, com palestras, mesas e oficinas, tendo a criatividade com enfoques variados como arte, inovação, economia, tecnologia, educação, negócios, entre outros.

Cada uma das cidades anfitriãs possuem líderes locais selecionados pela plataforma ProjectHub. “Desta forma conseguimos ter acesso a iniciativas e pessoas incríveis que geram inovação em todos os cantos desses países, e assim podemos compartilhar essas histórias e experiências no Dia Mundial da Criatividade, para que os brasileiros e portugueses possam conhecer, aprender e se inspirar”, explica Lucas.

Lucas Foster

“Queremos que o World Creativity Day sirva de inspiração para que pessoas e cidades no mundo inteiro se apropriem de seu potencial criativo em favor de seu desenvolvimento. A criatividade pode ser celebrada sim durante um dia inteiro, mas pode ser usada diariamente para que possamos catalisar o desenvolvimento de uma comunidade, através da educação, da tecnologia e do empreendedorismo”, destacou.

(Fontes: ABCdoABC/LabCriativo/Foto página principal: Follow The Colors)

Previous post

Semana Santa - Ressurreição do Senhor: confira a programação do domingo de Páscoa em Três Pontas

Next post

Clube de Esportes de Três Pontas aumenta vigilância contra a Dengue