Educação, Cultura e Lazer

É sonho ou realidade? Descubra o que fizeram alunos e professora da Escola Coração de Jesus-Objetivo de Três Pontas

Arlene Brito

Quem disse que a biblioteca não é um lugar mágico? Acredite, tudo pode acontecer, pois com os livros a viagem é garantida. Melissa, July, Renato e Lucas comprovam que a magia dos livros realmente existe quando vivenciam uma experiência extraordinária, cheia de aventura, mistério e magia. É sonho ou realidade? Aventure-se e faça esta incrível viagem ao mundo da imaginação.

A professora Priscila Tavares de Oliveira Goularte e 42 alunos da 5ª série da Escola Coração de Jesus-Objetivo já fizeram este fantástico passeio! São eles que assinam “A Magia dos Livros”, obra que será lançada nesta quinta-feira (22), às 19h30min, no Salão Nobre da instituição de ensino, uma das mais renomadas de Três Pontas e que desenvolve atividades sempre interativas.

O livro tem 104 páginas e foi inspirado em Roald Dahl. “Estudei com as crianças este escritor britânico e o aprendizado enriqueceu o nosso trabalho em sala de aula. A Fantástica Fábrica de Chocolate; As Bruxas, Matilda e O BGA – O Bom Gigante Amigo foram obras que despertaram ainda mais o interesse dos alunos pelo desafio de criar, desenvolver, editar uma história própria. “Ficou bem interessante”, antecipa Priscila.

Fim de um conto feliz 

Com “A Magia dos Livros”, a professora encerra um projeto nascido em 2015 com total apoio da diretoria da Escola. No primeiro semestre do então ano letivo, entre as tarefas direcionadas ao 5º ano do Ensino Fundamental, estava um texto de aventuras. Daí veio a sugestão: sequenciar, expandindo de leitores a escritores. “Em um dia da semana, nós discutíamos e todos expunham suas ideias. Eu anotava e, juntos, nós montávamos os capítulos”, recorda Priscila Goularte. O resultado foi “Uma Aventura dos Sonhos”, com 19 capítulos distribuídos em 72 páginas. “Na obra tem o dedinho dos alunos em tudo, inclusive nas ilustrações”.


Sintonize mais: Educação E Cultura – Modernizada, Biblioteca José De Alencar É Inaugurada Na Escola Coração De Jesus Em Três Pontas


E assim, na mesma linha de atuação, se tornaram realidade “Um Mistério Inesperado” (2016), “O Segredo da Serra” (2017) e agora “A Magia dos Livros” (2018 – Editora Scortecci). Desta vez, revela a organizadora, houve a junção de duas turmas de 5ª série e a participação de um número maior de estudantes, claro, deu um “pouquinho mais de trabalho, mas foi compensador”.

Cheia de expectativa para o lançamento, com direito a autógrafos, Priscila Goularte revela que não pretende abandonar a literatura e que um romance ronda seus planos de escritora.

A professora

Diretora, dona Laura e a professora Priscila Goularte em noite de autógrafos 2018

Priscila Goularte é professora há 16 anos na Escola Coração de Jesus – Objetivo, onde leciona Língua Portuguesa para as turmas do 4º e 5º anos. Formou-se em Letras e é graduanda em Biblioteconomia. Sempre foi uma ávida leitora. Está sempre com um livro dentro da bolsa e outro na cabeceira da cama: eles são seus companheiros de todas as horas. Como é apaixonada pelos livros, desenvolveu o projeto de leitura e escrita na Escola que resultou na produção das quatro obras.

Lançamento

Obra: A Magia dos Livros (alunos do 5º ano de 2018 e professora Priscila Goularte)
Data: 22 de novembro de 2018 (quinta-feira)
Horário: 19h30min
Local: Salão Nobre da Escola Coração de Jesus-Objetivo
Endereço: Avenida Barão da Boa Esperança, 594 – Bairro Catumbi, Três Pontas (MG)

Previous post

Minas registra mais de 1 milhão de raios por ano; tempestades podem causar acidentes

Next post

Acidentes fatais marcam o final de semana em MG; entre as vítimas está um padre bastante conhecido em Três Pontas