Educação, Cultura e LazerOutros

Educação e Espiritualidade – último encontro traz os desafios e oportunidades para a Educação nas Culturas Contemporâneas

Educação EspiritualidadeTermina nesta sexta-feira (3), o ciclo de palestras “Educação e Espiritualidade: desafios a serem enfrentados”. Às 19 horas, Cleiton Oliveira, convidado de Varginha, irá falar ao público sobre “Mística, conhecimento e competências – Desafios e oportunidades para a Educação nas Culturas Contemporâneas”. 

De acordo com o palestrante, fazer educação, formar os futuros cidadãos, sem que nesse processo os princípios da Educação Cristã sejam passados, é perder uma excelente oportunidade de fazer a diferença na sociedade, atitude tão importante num momento em que existe uma gravíssima crise de valores na contemporaneidade.

Ao pensar sobre os grandes desafios enfrentados na educação e as transformações que o ensino vem enfrentando, Cleiton Oliveira percebe que é de suma importância discutir o assunto “de maneira a reforçar a identidade confessional, a qualidade técnica e o estímulo à criatividade na formação das futuras gerações, lutando para se construir uma escola que forme cidadãos e não consumidores, além de estabelecer uma relação entre Docência e Decência”.

O convidado

Cleiton Oliveira é formado em História pela UEMG, com pós-graduação em História do Brasil pela PUC-Minas; História da África, da Cultura Negra e do Negro no Brasil pela UFT (Universidade Federal do Tocantins); é mestre em História Ibérica pela Unifal (Universidade Federal de Alfenas); é professor nos Colégios Santos Anjos e Logos (Varginha), COC – Sete de Setembro (Poços de Caldas), Colégio CRA e Pró-Federal (Alfenas). É ainda autor dos livros: “Escravidão negra no norte colonial” e “Tocantins: Saga e História”.

O encontro acontece no Salão Paroquial Nossa Senhora d’Ajuda, localizado na Rua Azarias de Brito Sobrinho, 61 – Centro de Três Pontas.  A entrada é de graça.

Ciclo de Palestras

Assinado por Ludimila Pessi (Grupo de Oração Deus Imenso), Ana Paula (Grupo Sublime Amor) e Tiago Luis Messias da Silva (Grupo Kyrios), o evento reuniu em duas outras ocasiões profissionais e futuros profissionais da Educação do Município. Conforme explicam os organizadores, o projeto foi criado com o objetivo de proporcionar ampla discussão sobre valores cristãos e profissionalismo dentro da sala de aula.

“Nossa intenção não é transformar educadores em doutrinadores, mas contribuir para que estejam ainda mais preparados para – respeitando a diversidade – auxiliar alunos, pais, colegas a se aprimorarem através de atitudes solidárias, que promovam valores éticos e morais e também para que haja melhoria nas relações interpessoais. Por meio da espiritualidade e religiosidade, é possível ter motivação para viver, para superar com mais facilidade os desafios e para transformar o meio”, complementa Ludimila.

Na primeira palestra, dia 13 de janeiro, a Professora e uma das fundadoras da AEEBRASIL, Ana Paula Silva e Silva, abordou o tema “Pessoas que deixam marcas”, levando o público a refletir sobre a responsabilidade dos professores. Para a especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, os docentes não devem interferir e, sim, intervir possibilitando que cada criança se torne autora de sua própria história, e não seja apenas um figurante na história do mundo.

Educação Espiritualidade Pessoas Deixam Marcas 1

Evento valoriza profissionais da Educação; encontros trabalham também a autoestima

O segundo encontro foi realizado dia 27. “Ética profissional e valores cristãos” foi o assunto escolhido por Izaura Francine Xavier Lima. “Só com amor pode-se agir de forma ética e acertada, se há amor há respeito, há interesse, há valores que visam o sucesso e o desenvolvimento pleno das capacidades de cada indivíduo”, disse e completou: “diante da modernidade, de novos conceitos, ideologias e crenças o caminho é o amor. O verdadeiro profissional é aquele que ama o que faz”.

Izaura Lima é Pedagoga, lecionou nos níveis educação infantil, fundamental e EJA nas cidades de Varginha e Três Pontas. É Missionária da Comunidade Adorai, professora e musicista.

(Página principal: Ilustrativa Net)

Previous post

Polícia Civil impede roubo a banco no Norte de Minas; sete bandidos morrem

Next post

Deputado Noraldino Júnior visita Três Pontas e apresenta propostas para segurança pública e proteção animal