Educação, Cultura e Lazer

Encontro das Folias de Reis de Três Pontas reunirá devoção, folclore, cultura, história na Praça Cônego Victor

Arlene Brito

Por volta de 1970,  Três Pontas dava início a um evento que se tornaria um dos mais marcantes do calendário festivo-religioso do município. Por iniciativa do então secretário de Turismo, Ruy Quintão, com apoio do prefeito doutor César de Alvarenga Gouveia, as Folias de Reis que peregrinaram pela cidade após o Natal foram convidadas para um grande encontro. Desfilaram, então, pelo Centro, seguidas por uma multidão devota, encantada a cada desafio dos marungos…

“Eu queria uma coisa nova para a cidade. Eu conhecia os integrantes da família Dias e fui atrás deles e concordaram em desfilar, ainda consegui mais cinco grupos. André Tiengo, Benedito Soldado, Francisco Márcio e outros. Começamos com seis delas na Praça Cônego Victor. O Dr. César doou sapatos e uniformes. A Praça ficou lotada (…)”, contou Ruy Quintão ao jornalista Francisco Cândido (Jornal Correio Trespontano) em entrevista concedida em novembro de 2007. Eram seis e com o passar dos tempos ultrapassaram 30…

O idealizador do Encontro das Folias de Reis, senhor Ruy Quintão durante homenagem a ele prestada na Casa Legislativa), na companhia dos vereadores “Coelho”, Flávio, “Robertinho” e Luis Carlos da Silva (Foto: arquivo CMTP)

Neste sábado (12), o espetáculo anual se repetirá. Às 18h30min, as Folias serão recebidas na Missa, celebrada na Matriz d’Ajuda. Depois, se apresentarão, fechando a participação dos grupos nas comemorações do Nascimento do Menino Jesus. Conforme a tradição, as Companhias percorreram as ruas, visitaram casas, espalharam a “boa nova” no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro. Agora cada uma delas se prepara para fazer bonito na noite de despedida oficial.

O 49º Encontro das Folias de Reis de Três Pontas terá início às 19h30min, sob a coordenação do radialista João Batista. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo nove Folias confirmaram presença. Cada uma delas, terá 15 minutos para se apresentar para o público que costuma ser numeroso. Do tempo, 5 minutos são reservados para a dança dos marungos, momento de grande euforia.  

Além das Companhias participarão da festa o grupo de Moçambique, presidido pelo senhor José Lourenço da Silva e o grupo de Congada Nossa Senhora do Rosário, que tem a liderança de Cipriano Gonçalves. Estes convidados terão 10 minutos liberados “no palco”.

Confira a seguir, a ordem das apresentações

1ª Companhia de Reis Santa Clara (Presidente: Lilia Sidio)

2º Companhia de Moçambique (Presidente: José Lourenço da Silva)

3ª Companhia de Reis Sagrado Coração de Maria (Presidente: Rosmir Luís)

4ª Congada Nossa Senhora do Rosário (Presidente: Cipriano Gonçalves)

5ª Companhia de Reis Família Dias (Presidente: Antônio Manuel da Silva)

6ª Companhia de Reis Mãe Rainha (Presidente: Valdir Vitor Ferreira)

7ª Companhia de Reis Nossa Senhora das Graças (Presidente: Tiago Fernando Luz)

8ª Companhia de Reis Nossa Senhora do Bonfim (Presidente: Messias Antunes Vieira) 

9ª Companhia de Reis Caminho de Belém (Presidente: João Marconi de Lima)

10ª Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos (Presidente: José Vicente Ribeiro Filho)

11ª Companhia de Reis São Cristóvão (Presidente: Antônio Francisco da Silva)

Valores das Folias de Reis são reconhecidos em Lei Municipal 

Em janeiro de 2018, a Câmara de Vereadores de Três Pontas aprovou a Lei 4.224. Ao ser promulgada por Luis Carlos da Silva, que à época presidia a Casa Legislativa, houve o tombamento das festas e celebrações da Folia de Reis desenvolvidas pela cidade. Assim, o valor histórico, cultural e religioso das Companhias passou a ser reconhecido como um patrimônio imaterial do município. 

Pela Lei, para garantir a manutenção, preservação e realização da Festa de Folia de Reis, a ser promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, o prefeito fica autorizado a disponibilizar recursos próprios e, se necessário, prestar subvenção monetária utilizando, inclusive, os recursos repassados pelo estado através do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Cultural. Assim, entenderam os vereadores, ficam assegurados a realização anual do evento e o fortalecimento da celebração “desta grandiosa manifestação de nosso município”. 

Previous post

Pilotos de BMX que levam o nome de Três Pontas ao pódio lutam por uma pista e por apoio na própria cidade natal

Next post

Em pleno VERÃO, tem PROMOÇÃO no Clube da Casa Nova Era; produtos com até 70% de desconto!