Educação, Cultura e LazerEsporte em Três Pontas

Escola Coração de Jesus oferece “Escola de Esportes” gratuita para seus alunos

Na Escola Coração de Jesus-Objetivo há sempre muitos alunos correndo atrás de uma bola, e eufóricos especialmente quando o assunto é Futebol de Salão e Handebol.  Ao perceber o gosto acirrado dos estudantes por estas duas modalidades, o professor de Educação Física, André Luis Silva teve a ideia, abraçada pela diretoria, pelos pais e, claro, pelas crianças e adolescentes que curtem praticar atividade física.

Assim, de maneira muito simples, mas repleta de boa vontade nasceu a “Escola de Esportes”, mais uma iniciativa que eleva o conceito da instituição de Ensino, atuante na história de Três Pontas há 114 anos. Hoje, 60 alunos desfrutam das aulas que são totalmente de graça. Duas turmas de Futsal vêm do Ensino Fundamental I e II e ainda do Ensino Médio. Os treinos acontecem toda segunda-feira, das 17h30min às 18h20min. Já o Handebol Feminino, time com alunas do Ensino Fundamental e Médio, vai à quadra toda quarta-feira no mesmo horário.

Na opinião do professor André Luis, a “Escola de Esportes” chegou para essas meninas e meninos como um presente. Primeiro porque eles ganham mais qualidade de vida. Segundo, porque eles têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos a respeito do esporte que tanto gostam. Terceiro porque informação técnica somada à prática vai lapidando talentos. Quarto porque essas turmas ficam mais tempo na Escola, rodeadas de amigos, de segurança, enfim, em um ambiente construtivo.

A cada aula, analisa o professor, são estreitados os laços de amizade e orientações fundamentais – não somente para o mundo dos esportes, mas para a vida toda – são reforçadas, por exemplo, a importância de ser um ganhador, mas também o respeito aos adversários porque sem eles não há possibilidade de vitória; o valor do trabalho em equipe; o não às drogas, aos preconceitos, às injustiças; o quanto ganha quem é disciplinado. Aliás, a única exigência para participar da “Escola de Esportes”, além de querer aprender as modalidades, é ter bom comportamento.

Para complementar os ensinamentos extracurriculares, “Tio” André organiza campeonatos internos e convida com frequência equipes de outros colégios para jogos amistosos. A intenção, relata o professor, é promover a integração e a enriquecedora troca de experiências.

Neste ano, um dos bons frutos colhidos foi o fechamento invicto da Fase Municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2019. O time de Handebol Feminino da Escola Coração de Jesus-Objetivo seguiu representando Três Pontas na Fase Microrregional. A equipe não conseguiu o título, mas comemorou a atuação da estreia.

O professor e alunas do Handebol em arte de divulgação de resultado

Torcida pelo sucesso seja dentro ou fora da Escola

A “Escola de Esportes” comprova que na Escola Coração de Jesus-Objetivo a atenção ao educando é real, é geral e que cada passo dado pelos alunos é motivo de comemoração. Os estudantes têm total consciência que a instituição de Ensino acolhe cada um deles como membro da família. Sendo assim, diretoria, professores, colaboradores torcem para que “essa moçadinha” tenha sucesso dentro e fora do ambiente escolar e vibram a cada mérito, que, aliás, os alunos fazem questão de compartilhar com a equipe pedagógica e com os colegas.

Lucas Chagas Lima Silva é aluno do 2º ano do Ensino Fundamental e em 2019 comemorou três títulos de Campeão: dos Jogos do Sul de Minas (Josul), dos Jogos Abertos de Boa Esperança e dos Jogos Abertos de Cambuquira. Ano passado, entre as conquistas, vibrou com o troféu de Prata no 4º Campeonato da Escolinha de Futsal “Ponte Alta”. Lucas é bom de bola e é orgulho para a Escola Coração de Jesus-Objetivo!

Lucas apresenta medalha e troféu à Escola que, na oportunidade, foi representada pela coordenadora Pedagógica, Maria Lucy

Recentemente, todo o colégio ficou envaidecido com a conquista da aluna Ana Carolina Voltani Chaves, do 9º ano. No mês de agosto, a amazona de 14 anos, sagrou-se Campeã Brasileira de Adestramento Paraequestre. O Campeonato nacional foi realizado em Brasília. “Aninha” formou conjunto com “Princess”, de raça holandesa. A jovem estudante pratica o Hipismo há três anos e já ostentava o título de Campeã Mineira (2018). Cada vez mais apaixonada pelo esporte, ela segue treinando com muita dedicação e talento. “Aninha”, com certeza, ainda levantará muitos troféus e medalhas no mais alto degrau de pódios.

O professor de Equitação, Carlos Renato Veiga Brito e a aluna premiada, Ana Carolina

E tem mais amazona trespontana na lista de premiadas. Em junho do ano passado, Três Pontas sediou pela primeira vez o Campeonato Mineiro de Adestramento, reunindo no Centro Hípico Vila Boa Vista, apaixonados pelo Hipismo de vários municípios de Minas Gerais e convidados de outras regiões do país. Lara de Carvalho Figueiredo Kilo saiu da competição aplaudida como Vice-Campeã Mineira de Adestramento, categoria Iniciantes 1. Aluna do 4º ano, ela  também levou para casa o prêmio de terceiro lugar obtido na categoria Novatos.

“Tia” Lucy e a aluna Lara que leva os estudos e a Equitação a sério… sucesso!

Da mesma sala escolar de Ana Carolina, o 9º ano, Tobias Maugus Bueno Cougo, é mais um exemplo de garra e ele fez a diretora, Maria Laura Campos Mendonça suspirar, cheia de orgulho, ao apresentar uma coleção de medalhas que vem conquistando no Jiu-Jitsu. Aos 14 anos, Tobias é o atual Bicampeão Sul-Americano de Jiu-Jitsu IBJJF (International Brasilian Jiu-Jitsu Federation). O título foi conquistado em julho, no Rio de Janeiro, quando o esportista competiu pela faixa Amarela Infanto-juvenil. Tobias é ainda Campeão Brasileiro, ouro erguido neste especial ano de 2019.

Dona Laura, diretora, ao lado de Tobias e sua coleção de medalhas

Futebol, Handebol, Hipismo, Jiu-Jitsu… Natação. Esta é a modalidade escolhida por Lana Pelegrini Araújo, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental. A atleta, hoje com 12 anos, se destaca com frequência, acumulando, sobretudo, medalhas de Ouro conquistadas principalmente em um dos mais importantes eventos da modalidade: a Copa MG de Natação. Na terceira fase da competição, realizada em maio, por exemplo, Lana comemorou no pódio nada menos que quatro vezes!

Lana se destaca na Natação e é recebida por “Tia” Lucy

Outro apaixonado pela Natação é Gabriel Ávila Bruniera, sempre presente nos pódios da modalidade.  Um exemplo: em junho de 2018, ele participou do Festival FAM Mirim de Natação, realizado na cidade mineira de Juiz de Fora. No Clube Bom Pastor, Gabriel mostrou todo o seu amor e talento para o esporte, conquistando pela segunda vez o título de Campeão Mineiro nos 50 metros Nado Peito. Com este resultado, ele passou a ter o segundo melhor tempo da categoria no país.

“Tia” Lucy e o “veloz peixinho” Gabriel

Cada aluno que aqui chega feliz com suas conquistas nos proporciona a sensação de dever cumprido, mesmo que as lições venham de escolas especializadas instaladas além muros da nossa “Coração de Jesus-Objetivo”. Sabe por que? Porque encaramos o esporte como educação e se é educação de qualidade tem o nosso apoio: vão adiante, estudantes esportistas!

Previous post

Associação Comercial convida para palestra que antecede constituição do Observatório Social de Três Pontas. Evento acontecerá sábado

Next post

Fechando setembro, a farmácia e a drogaria de plantão em Três Pontas