Educação, Cultura e Lazer

Escola Tancredo Neves presta homenagem ao “Professor Fernando”, vítima da Covid-19, durante sábado letivo

Às 8h30min deste sábado (17), a Escola Estadual “Presidente Tancredo Neves”, de Três Pontas, disponibilizará em seu canal no YouTube atividades envolvendo temáticas interdisciplinares e multicultural que os professores estão trabalhando com os alunos, aproveitando o encerramento deste bimestre. De acordo com a diretoria haverá brincadeiras, música e dança de uma típica Festa Junina, grande comemoração na Escola que este ano, devido à pandemia da Covid-19, não pode ser realizada.

Entre os momentos mais esperados para este sábado letivo está a homenagem que será prestada ao professor “Fernando”. Mário Fernandes de Carvalho, marcou a vida de muitas pessoas na cidade de Três Pontas, familiares, amigos, alunos e colegas de trabalho. Foi uma pessoa admirável, inteligente, alegre, carismático e um homem de muita fé. Levava muita alegria a todos com o seu inseparável violão.

“A família Tancredo Neves, da qual ele tinha um orgulho imenso em dizer que pertencia, colheu relatos, fotos e informações que, em formato de documentário, deixará registrado seu agradecimento e carinho a este exemplo de pessoa e educador que passou por nossas vidas e deixou para sempre em nós sua marca”, destacam os organizadores através do diretor José Lúcio de Mesquita.

O professor Fernando entrou para a E.E. “Presidente Tancredo Neves” em 1996. Em 2012, assumiu como vice-diretor juntamente com José Lúcio. Ele faleceu no dia 5 de abril, aos 55 anos, vítima da Covid-19. Além da carreira na Educação, Mário Fernandes foi vereador eleito pelo PDT em 2000 com 595 votos, secretário da Mesa Diretora (2001-2002), presidente da Câmara Municipal (2003/2004). Atuou ainda como técnico de Formação no Sest Senat Varginha e Três Pontas. Foi coralista, catequista, sindicalista e integrante voluntário no grupo Trêspontalhaços Augustos – os Doutores Palhaços de Três Pontas.

Sábados letivos

A Resolução 4494/2021, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), que regulamenta sobre o calendário escolar, deliberou que, durante o ano letivo de 2021, a rede estadual de educação contará com a realização de 19 sábados letivos para cumprimento da carga horária obrigatória.

As aulas ofertadas nestes sábados especiais buscam abarcar atividades diferenciadas da rotina escolar, com o intuito de complementar a formação dos estudantes e ampliar as possibilidades de aprendizagem. Na E.E. “Presidente Tancredo Neves”, elas estão sendo organizadas contemplando dois focos, o primeiro composto por temáticas interdisciplinares e multiculturais e o segundo pela culminância das intervenções pedagógicas.

“Nossos sábados letivos estão sendo realizados de forma não presencial, através do canal da nossa Escola no YouTube e as atividades de maneira virtual ou com material impresso entregue, de acordo com a realidade de cada estudante”, explica o diretor José Lúcio, e completa: “estamos buscando meios que sejam acessíveis a todos os estudantes e garantindo o cumprimento da carga horária letiva através de atividades mobilizadoras – mais lúdicas, que valorizem a arte, utilizem as mídias digitais, recorram a brincadeiras e jogos, entre outras formas de proporcionar conhecimento, acolhimento e engajamento estudantil.”

Ao longo do primeiro semestre, a Escola utilizou o canal do YouTube para a realização das atividades buscando envolver alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar. Foram trabalhados temas para auxiliar e orientar os alunos a utilizar a plataforma Conexão Escola 2.0; as ferramentas do Google; projetos interdisciplinares; orientações sobre Enem e programas de ingresso a Universidades e ainda importância das áreas de conhecimento na aprendizagem.

As atividades e a homenagem ao professor “Fernando” podem ser acompanhadas pelo canal E.E. Presidente Tancredo Neves – Três Pontas. O link é o seguinte: https://www.youtube.com/channel/UCcxHSL-_Wfm84PEGJAwQOEQ

 


Sintonize mais: Luto Oficial – Três Pontas Chora A Morte Do “Fernando Professor”, Mais Uma Vítima Da Covid-19

Previous post

Covid-19: Sul de Minas avança para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente

Next post

Alerta para a importância da direção segura na estação mais fria e seca do ano