Educação, Cultura e LazerEntretenimento em Três Pontas

Festival Canto Aberto e Festival da Casa começam em Três Pontas; público se encanta com o alto nível dos compositores, intérpretes e músicos

“Um lindo movimento cultural”. Uma explosão de alegria. Um instrumento que entrou fundo despertando o coração para o lado bom da vida e que mexeu com vontades: de ouvir, aprender e cantar junto, elogiar, aplaudir, interagir. E assim, sem cerimônia, fez o público que acompanhou on-line a abertura do IX Festival Nacional da Canção “Canto Aberto” de Três Pontas e do IV Festival Local da Canção “Da Casa”, na noite de ontem, 1º de julho.

Na primeira semifinal foram apresentadas 10 canções que representaram diversos estados brasileiros.

Também mostraram seus trabalhos compositores, intérpretes e músicos trespontanos. Foram cinco composições que concorrem na fase Local. 


As canções “Ilha” e “Aqui nóis é caipira” abriram a noite da primeira semifinal do Festival Nacional “Canto Aberto” e do Festival “da Casa”. Evento tem espaço para todos os estilos musicais


Nas duas vertentes, o altíssimo nível encantou a platéia e, com certeza, deixou em apuros a Comissão Julgadora formada por Gilmara Carvalho (historiadora, idealizadora e organizadora da Festa do Marolo e do Festival de Música ‘Marolo de Ouro’ de Paraguaçu-MG); por João Ormond (historiador, compositor, violeiro); por Katia Gally (cantora e compositora cristã); por Pasquale Cipro Neto (professor de Língua Portuguesa) e por Zé Alexanddre (vencedor da primeira temporada do The Voice+). Coube ao Corpo de Jurados avaliar Originalidade, Criatividade, Conteúdo da Letra e Melodia.

O evento foi encerrado com a “Live Show” de Zé Alexanddre. O cantor carioca de 63 anos ganhou projeção nacional após sagrar-se campeão da primeira temporada do The Voice+ (TV Globo), pelo time da cantora Claudia Leitte. O convidado especial dividiu o palco do Centro Cultural “Milton Nascimento” com o filho Murad Bittencourt (percussão) e com Alexandre Almeida (ao violão e guitarra).

Festival segue nesta sexta-feira e tem Quartetto Sentinela e Wagner Tiso como atrações especiais

A partir das 19 horas desta sexta-feira (2), acontecerá a segunda semifinal, quando serão apresentadas outras 10 concorrentes na fase Nacional e mais 5 na fase Local. A “Live Show” de encerramento da noite será com o Quartetto Sentinela e Wagner Tiso.

O Festival é transmitido pelo YouTube. 


Sintonize mais:  Quartetto Sentinela E Wagner Tiso Fazem Show No Canto Aberto 2021 Nesta Sexta-Feira (2) E Abrem As Comemorações Do Aniversário De Três Pontas


De acordo com o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo – Alex Tiso, o Festival recebeu 399 inscrições e distribuirá R$ 34 mil em prêmios, além dos troféus que homenageiam personalidades trespontanas ligadas à cultura musical.

Coube à Comissão de Triagem selecionar as 30 canções que seguiram para as semifinais. Destas, serão premiadas as 10 melhores músicas inscritas na fase Nacional, 10 inscritas na fase Local e a Música Mais Comunicativa.

A Cocatrel é a patrocinadora oficial do evento que conta com vários apoiadores e com todo o suporte da Administração Municipal. Ontem, na abertura, para “dar boas-vindas aos concorrentes e recepcionar o público”, compareceram ao Centro Cultural “Milton Nascimento” o prefeito Marcelo Chaves Garcia, o vice-prefeito “Luisinho” e a secretária municipal de Assistência Social, Aparecida Maria Chaves Garcia.

Canto Aberto agrega valores ao focar também no social

O Festival “Canto Aberto” valoriza também a solidariedade que é forte característica do povo trespontano. Então, no decorrer do evento, as pessoas podem doar alimentos, agasalhos e cobertores. Os donativos serão encaminhados à Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Barzinho do Caic”

Outro atrativo de cunho social é a parceria firmada com a Escola Municipal “Professora Nilda Rabello Reis” – Caic. No “Barzinho da Escola” estão sendo comercializados caldo de feijão, feijoada, feijoada completa, canjicada, maçã do amor e coxinha. Os pedidos devem ser feitos pelos telefones: 3265-5228, 9 9736-3441 ou ainda pelo 9 8813-4302. Eles serão atendidos por delivery ou podem ser retirados no Caic. 

O coordenador artístico do Festival, Mauro Marques e os apresentadores Alex Tiso e Glauber Reis: interatividade com o público no decorrer da noite especial

Confira, a seguir, as músicas apresentadas na primeira semifinal, ontem (1º)

Etapa Nacional

  1. Ilha (Valéria Rodrigues Dias Velho) – Intérprete: Kaká Rodrigues – (Tietê – SP)
  2. Mira (Aydan Schmidt) – Intérprete: Aydan Schmidt – (Santos – SP)
  3. Fraternidade (Magno Abreu) – Intérprete: Magno Abreu – (Campo Grande – MS)
  4. Revoada (Aislan Rodrigues e Zequinha Coelho) – Intérprete: Aislan Rodrigues (Padre Paraíso – MG)
  5. Chuva dos Deus da Chuva (Ademir Pedrosa) – Intérprete: Ariel Moura (Macapá – AP)
  6. A Cara do Rei (John Mueller e Gregory Hoertel) – Intérprete: John Mueller (Brumenau – SC)
  7. Tanto pra Chegar (Bhezão, Nô Stopa, Paulinho Pedra Azul) – Intérprete: Duas Casas, Bhezão, Nô Stopa e Octávio Amando) – (São Paulo – SP)
  8. Não me Deixe (Aline Lessa e Íthalo Furtado) – Intérprete: Aline Lessa (Rio de Janeiro – RJ)
  9. Cocos (Dayan Schmitt) – Intérprete: Carlos Aroldo Queluz Filho – (Brumenau – SC)
  10. Sertão Bachiado (Leo Brasileiro) – Intérprete: Grupo Guaimbê – (Poços de Caldas – MG)

Etapa Local (Três Pontas/MG)

  1. Aqui “nóis” é caipira (Lucas Benevides) – Intérprete: Bruno Cabral
  2. Fino Encanto (Iza Morais) – Intérprete: Iza Morais
  3. Minha Dor (Matheus Schiavon) – Intérprete: Matheus Schiavon e Banda
  4. Perambulando (Elis Theophilo) – Intérprete: Elis Theophilo
  5. Destino Cais (Bruno Conde e Heitor Branquinho) – Intérprete: Bruno Conde e Heitor Branquinho
Previous post

Decisão de abrir ou não o seu estabelecimento neste sábado (3), Aniversário de Três Pontas, fica a cargo do comerciante

Next post

Canto Aberto – Vencedores serão conhecidos neste sábado, Aniversário de Três Pontas