Policiais

Operação da Guarda Municipal mostra que trespontanos cometem muitas infrações de trânsito

A Guarda Civil Municipal (GCM) cumpriu mais uma etapa da extensa programação da Semana Nacional do Trânsito em Três Pontas. Com ajuda de um grupo de alunos da Oficina de Teatro – projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo – os agentes chamaram a atenção de pedestres, ciclistas e condutores de motos e outros veículos que trafegaram pelo Centro da Cidade na manhã de terça-feira (8).

Concentrados nos semáforos e faixas de pedestres da Praça Cônego Victor, enquanto a GCM comandava com sinais de pare e siga em frente, os “sombras” exibiram cartazes com mensagens educativas, auxiliaram idosos na travessia das ruas, aplaudiram quem respeitou as regras de trânsito e também apresentaram o cartão vermelho para quem colocou a segurança própria ou de terceiros em risco.

Operação Guarda Civil Municipal  Infração de Trânsito 3

Cartazes pregam respeito às regras para paz no trânsito

Impressionante foi a quantidade de erros. Motoristas e passageiros sem o cinto de segurança, motociclistas com a viseira dos capacetes suspensa, ultrapassagens pela direita, paradas em cima das faixas de pedestres, ciclistas sobre as calçadas, gente a pé cruzando as vias bem longe da faixa, pedestres ziguezagueando meio aos veículos foram registrados aos montes. A indelicadeza também se fez presente no trânsito da Cidade. Raros condutores deram preferência a quem já havia iniciado a travessia.

“Em questão de minutos percebemos inúmeras infrações de trânsito. Nosso trabalho aqui hoje é de conscientização. No entanto, é importante destacar que – além do perigo – todas essas falhas que presenciamos poderiam ser transformadas em notificações. Pedestres, ciclistas e motoristas descumpriram o Código Nacional de Trânsito”, enfatizou o Comandante da Guarda Civil Municipal de Três Pontas, Edward Naves.

Operação Guarda Civil Municipal Infração de Trânsito 6

Comandante da GCM, Edward Naves, aposta nas ações educativas e de conscientização para a melhoria do trânsito na Cidade

Ainda de acordo com o Comandante, a presença dos “sombras” foi fundamental para que a atividade educativa ganhasse maior expressão. Acostumados com a presença da GCM no balizamento do trânsito, os trespontanos foram surpreendidos pelo grupo de jovens. Riram, disfarçaram a vergonha de precisar ser corrigidos em público e até agradeceram pelas broncas, afinal entenderam que foram merecidas. Alguns outros seguiram no erro indicando a necessidade de novas ações de conscientização aliadas a uma fiscalização mais rígida.  

Na Operação Faixa de Pedestre foram distribuídos panfletos sobre o dia a dia no trânsito, incluindo respeito às vagas de estacionamento destinadas a transporte escolar, carga e descarga, idosos e deficientes físicos.

Operação Guarda Civil Municipal Infração de Trânsito 11

Durante Operação Faixa de Pedestre foram distribuídos panfletos sobre boas condutas no trânsito diário

Segundo Edward Naves, a programação da Semana Nacional do Trânsito 2015 atinge todos os públicos, de todas as idades. Palestras e outras atividades chegam às crianças, adolescentes, taxistas, enfim, a toda a comunidade. Em cada uma delas existem apoiadores. A Polícia Militar, o Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep Travessia) e o “Gordo do Som” estão entre eles. “A parceria é fundamental, soma e traz novas ideias”, finaliza o Comandante.

A Semana

A Semana Nacional do Trânsito é comemorada de 18 a 25 de setembro. Em Três Pontas, o movimento acontece antecipadamente para não coincidir com as festividades do Aniversário de Morte de Padre Victor, em 23 de setembro. Isto porque na data, o grande movimento de devotos e romeiros demanda maior envolvimento das autoridades locais, dentre elas, a Guarda Civil Municipal. Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”.

Operação Guarda Civil Municipal Infração de Trânsito 13

“Os sombras” surpreenderam os trespontanos e deixaram ensinamentos

Entrando na reta final, a GCM trespontana lembra que no próximo domingo (13), às 8 horas, haverá palestra e passeio com os ciclistas com saída da Praça Cônego Francisco, no Bairro Catumbi. No dia 15, terça-feira, estudantes participarão de blitz educativa na Praça Cônego Victor com início às 9 da manhã e, fechando a programação, na quarta-feira (16) será realizada a premiação para os vencedores dos concursos de frases e redação sobre o tema “Perigos do Uso do Cerol e Linha Chilena”. A entrega de presentes e certificados será às 9 horas, no Centro Cultural Milton Nascimento.

 

 

 

Previous post

Três Pontas recebe etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura

Next post

Há Vagas de Emprego em Três Pontas