Política e Violência Contra a Mulher – assuntos, aliados à dedicação da Escola do Legislativo, fazem crescer número de adesões no Parlamento Jovem de Três Pontas
Arlene Brito
Cresce o interesse pelos ensinamentos do “Parlamento Jovem Minas” em Três Pontas. No ano passado, 80 estudantes se inscreveram. O número saltou para 250 em 2018 e grande parte dessa massa cheia de energia se reuniu no Plenário “Presidente Tancredo de Almeida Neves” – da Câmara Municipal – na noite de terça-feira (10) quando aconteceu o lançamento da edição.

Jovens Parlamentares 2018 se juntam à lideranças do município no lançamento do Projeto 2018

Presidida pelo vereador Maycon Douglas Vitor Machado (PDT), a solenidade marcou o início oficial dos trabalhos que, desta vez, serão baseados no tema “Violência contra a Mulher”. Na abertura, Maycon, que também preside a Escola do Legislativo trespontano deu boas vindas aos jovens parlamentares, pais, autoridades destacando a importância de estudar, discutir e elaborar propostas que podem se tornar leis que defendam o interesse do povo nos âmbitos municipal e estadual. Assim, despertou iniciantes e veteranos para a oportunidade que a Escola “Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria” oferece quanto à prática da cidadania.

Vereador Maycon Douglas preside a Escola do Legislativo “Maria Rogéria de Mesquita – Dona Rogéria”, em Três Pontas
Segundo o legislador, o crescimento do número de participantes comprova o valor da iniciativa, tomada em 2015 pela então vereadora Valéria Evangelista Oliveira, e o empenho dos colegas de Escola do Legislativo, o diretor Guilherme Ribeiro de Oliveira e o assessor Técnico e Administrativo Carlos Henrique da Silva Castro. Maycon elogiou ainda a dedicação dos monitores e agradeceu a todos que de alguma forma apoiam o Projeto. “É muito importante que tenhamos um time que ande sempre de mãos dadas e com objetivo comum, o de formar jovens críticos e cidadãos mais conscientes”, registrou.

Prefeito de TP, Dr. Luiz Roberto incentiva participação de jovens para a construção de uma sociedade mais justa, menos violenta
Na cerimônia, usaram a tribuna o prefeito Luiz Roberto Laurindo Dias (PSD), o representante da sociedade civil, Luan Elias, a Guarda Civil Municipal (GCM) e representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM), Leonara Naves, a ex-vereadora e precursora da Escola do Legislativo, Valéria Evangelista, a representante dos Jovens Parlamentares, Alanis Sacho e ainda o diretor da Escola do Legislativo, dr. Guilherme. Todos enfatizaram que, através do Parlamento Jovem Minas, os jovens ganham voz; que a educação transforma as pessoas e estas, o mundo. Outra mensagem foi a de que os jovens trespontanos poderão apresentar ideias para a promoção da igualdade de direitos.
Presenciaram o lançamento profissionais da Educação, os vereadores Benício Baldansi (PSL) e Sérgio Eugênio Silva (PPS), membros da equipe do prefeito Luiz Roberto, representantes do Lions Club e o presidente da Câmara Municipal de Guapé, Celso Oliveira Freitas.
Em andamento
Lideranças da Escola do Legislativo de Três Pontas e jovens parlamentares 2018 se reuniram em oficinas preparatórias iniciadas em 13 de março. Já no primeiro encontro houve participação efetiva e os estudantes deixaram transparecer entusiasmo.
Em um dos encontros, cada um escreveu o que espera do Parlamento Jovem Minas de Três Pontas. As expectativas foram expostas no Plenário da Câmara na noite do lançamento oficial.

O tema “Violência contra a Mulher” será dividido nos subtemas “Violência doméstica e familiar”, “Violência nos espaços institucionais de poder” e “Violência e assédio sexual”. As oficinas acontecem toda terça-feira, das 17h15min às 19 horas – na Câmara Municipal.
Neste ano, participam as escolas estaduais Jacy Junqueira Gazola, Professora Marieta Castro, Presidente Tancredo Neves, Deputado Teodósio Bandeira, Monsenhor João Batista da Silveira e as particulares Coração de Jesus, Cootec, Prósperi, Travessia e Fateps (Unis). As instituições receberam Certificado de Adesão.

Grupo Teatral Arte Manha, do professor Glauber Reis, alertou sobre violências físicas e psicológicas sofridas pela mulher









