Educação, Cultura e Lazer

Semana Cocatrel Café e Cultura traz Jazz entre as atrações deste sábado, em Três Pontas

Arlene Brito/Fotos: Paulo Prado

Neste sábado (6), a Cafeteria Cocatrel oferecerá mais uma tarde de lazer e cultura para a comunidade trespontana e para os visitantes que estão em Três Pontas vivenciando o “Canto Aberto”. Às 14 horas haverá apresentação do Grupo Jazz Bolling. Em seguida, um bate-papo com os jurados convidados para escolher as melhores músicas concorrentes na sétima edição do Festival. Para as crianças, a recreação também será garantida. 

As atrações integram a “Semana Cocatrel Café e Cultura: uma imersão na arte e na boa música”, agenda especialmente preparada para aproximar a Cooperativa, não só dos cooperados, como também de toda a população, promovendo o acesso aos vários tipos de arte e incentivando a cultura local.

De acordo com o presidente da Cocatrel, Marco Valério Araújo Brito, a Cooperativa tem buscado estar próxima em todos os sentidos, por isso, afirma o presidente, “é um orgulho poder levar arte e cultura para a comunidade e proporcionar o encontro do público com grandes artistas dentro do nosso espaço, na Cafeteria Cocatrel”. A programação, para adultos e crianças, ainda conforme explica Marco Valério “foi pensada para que a família toda venha participar”.

A abertura da Semana Cocatrel Café e Cultura, no sábado passado (29), contou com uma programação bem eclética, que abrangeu desde a leitura de contos e teatro infantil – com a apresentação da obra “Sítio do Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato – até dança e mostra da cultura Afro. Houve ainda apresentação de música clássica no ensaio aberto da Orquestra “Oswaldo Tiso” – projeto do Conservatório Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos”, e jazz com a banda Jazz Bolling.

Teatro Infantil, dirigido por Glauber Reis, integrou programação de abertura da Semana especial da Cocatrel

Outro momento marcante foi a Exposição de Telas com Lucas Figueiredo de Abreu. Representante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), o artista trouxe algumas de suas obras e inspirou o público também com exemplos de superação. Lucas tem laços familiares em Três Pontas, mas nasceu em Varginha – sem os braços. Desde pequeno, ele foi incentivado a usar os pés como instrumentos para execução de tarefas atribuídas aos membros superiores, então, cresceu absorvendo tudo com muita naturalidade. Além de pintar telas, sendo as paisagens suas preferidas, Lucas Abreu toca gaita e se formou em Direito.

O artista plástico, Lucas Abreu, ao lado de algumas obras que apresentou na Semana Cocatrel Café e Cultura

O Grupo Cafeína Cocatrel – Mulheres que produzem, também foi convidado para a Semana de atividades especiais. Com o tema “Atualizações Cocatrel”, o encontro (fotos abaixo) ofereceu informações importantes sobre certificação de propriedades (com a palestrante Thamiris Bandoni), gestão profissional em propriedades rurais (com Silvio Junior) e boas práticas para o negócio (com Dani Fonseca). Encerrando, as cafeicultoras Lea Correa, Anita Araújo e Dani Fonseca coordenaram a Mesa Redonda intitulada “Integração entre gerações – como as cafeicultoras de três diferentes gerações estão lidando com novas tecnologias e transformações da cafeicultura no mundo 4.0”.

Cardápio Especial de Inverno

Quem prestigia os eventos da Semana Cocatrel Café e Cultura aproveita para saborear algumas novidades. Lançado na terça-feira (2), o novo Cardápio de Inverno traz drinks alcoólicos e não alcoólicos deliciosos, tais como, o Macchiato de Churros, Chocolate Quente com Pedaços e Trem Bão.

Algumas delícias do Cardápio Cocatrel de Inverno

Cafeteria Itinerante Cocatrel está na Praça Cônego Victor

Na Praça Cônego Victor acontecem as apresentações do Festival Canto Aberto de Três Pontas e de artistas consagrados: Renato Teixeira e 14 Bis (que lotaram a ‘casa’ na quarta e ontem, dias 3 e 4) e os próximos Os Improváveis (hoje dia 5) e Nano Vianna e Banda (neste sábado, 6). Lá, no Centro da cidade, está a Cafeteria Itinerante Cocatrel. Na tenda, estão sendo servidos os drinks especiais de inverno e produtos artesanais da Cervejaria Trespontana. Além das bebidas, há copos personalizados para que os clientes entrem literalmente no clima do “Canto Aberto”.

Cafeteria Itinerante entra no Clima do Festival Canto Aberto

Cocatrel: patrocinadora oficial do Festival Canto Aberto

O Festival Canto Aberto é realizado pela Prefeitura de Três Pontas, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo e tem a Cocatrel como patrocinadora oficial.

Além da Música, cuja premiação é disputada nas etapas Local e Nacional, o evento abrange a categoria Estudantil, nas modalidades Conto, Fotografia e Escultura. 

Seguindo a programação, nesta sexta-feira (5), às 19h30min terá início a apresentação das canções classificadas na etapa Nacional, além da revelação de quem levará o título de escola campeã na categoria Escultura. Fechando a noite, show com Os Improváveis. Amanhã (6) será a finalíssima Local e Nacional (Música) e ainda Fotografia. No palco, encerrando a edição estarão Nano Vianna e Banda.

Para o secretário municipal de Cultura, Alex Tiso Chaves, a Cocatrel ter abraçado o Festival e ainda ter criado a Semana Cocatrel Café e Cultura impulsiona o movimento cultural em Três Pontas. “Nossa parceria tem funcionado muito bem e esperamos que seja duradoura, para continuarmos a levar arte e música de qualidade para toda população”, almeja.  

(Fonte complementar: Ascom Cocatrel)

Previous post

Seja um sucesso, venha para a palestra “Como administrar a ansiedade com técnicas de PNL”, na Associação Comercial de Três Pontas

Next post

Tem plantão de farmácias em Três Pontas neste sábado e domingo!