Educação, Cultura e Lazer

Tecendo histórias – evento cultural aporta no Compre Plantas e promete mexer com a imaginação e com a emoção dos trespontanos

Vamos ouvir histórias? É este o convite feito pelas irmãs Maria Marta Marinho de Lima, artista tricoteira (Cantinho da Tricoteira) e Helena Flávia Marinho de Lima, que é pedagoga, artista educadora e educadora ambiental. Juntas, elas criaram o Evento Cultural “Tecendo Histórias em Três Pontas”, que será realizado em parceria com a empresa Compre Plantas.

Maria Marta e Helena Flávia. “Os bonequinhos de tricô, exalando os cheirinhos da Terra, trouxeram significados que nos uniram numa trama só…”

O “garden”, localizado na Avenida Prefeito Nilson José Vilela, receberá o projeto no sábado, 24 de agosto, às 10 horas. No espaço, meio aos encantos da natureza, junto às mais variadas e belas espécies de plantas nativas, exóticas, ornamentais surgirão personagens com os quais o público se identificará com muita facilidade. Isto porque além de “velhos” conhecidos dos contos infantis clássicos e tradicionais, eles ainda guiarão os presentes por paisagens e memórias da cultura local. De acordo com as idealizadoras, os personagens são os Bonequinhos de Tricô “Cheirinhos da Terra”, que são aromatizados com as essências do café e da lavanda.

Helena Flávia explica que a irmã, exímia tricoteira, criou uma coleção e espalhou os bonequinhos de tricô pelos jardins da Fazenda São João. A cultura cafeeira está entre as atividades da propriedade, daí veio a ideia de agregar valor à obra: o sachê para exalar o aroma inconfundível do café, produto que tem forte responsabilidade econômica, social, cultural na trajetória trespontana. A essência é fornecida pela Kapeh. 

Depois, os bonequinhos-sachês ganharam também outro perfume que cada vez mais é sentido na cidade: o da alfazema, difundido pela empresa Lavandas da Serra, outra parceira do Evento Cultural.

Ainda segundo a pedagoga, os pequenos bonecos-sachês foram surgindo, inspirados no imaginário dos Reinos Encantados e também na religiosidade que Maria Marta expressou, inclusive, etiquetando sua arte com a frase: “Como são belos os pés do mensageiro, que anuncia a paz”.

Além dos bonequinhos que nascem da percepção e reconhecimento pelo sensível e espiritual presentes nas raízes culturais de sua terra natal, Maria Marta ainda “dá vida” a outros personalizados, atendendo a encomendas.

“Fiquei encantada ao me deparar com a coleção”, continua Helena Flávia, explicando que neste momento “iluminado”, surgiu o projeto que aportará no Compre Plantas.

“Os bonequinhos de tricô, exalando os cheirinhos da Terra, trouxeram significados que nos uniram numa trama só, nos remeteram às raízes e memórias, à essência do vivido e compartilhado, à inspiração transformadora que o nosso ser criança nos propiciou. Fomos encontrando simpatizantes e entusiastas, parceiros e apoiadores para que a nossa história se transformasse em Histórias de Pertencimento e convergissem no Evento Cultural: Tecendo Histórias em Três Pontas”, completa, antecipando agradecimentos.

Convites de graça!

Os convites poderão ser retirados, de graça, no Compre Plantas (Avenida Prefeito Nilson Vilela, 85 – Bairro Esperança, Três Pontas) na próxima semana. Eles serão limitados, portanto, fique atento para garantir presença no encontro que promete ser regado à alegria, à beleza, à delicadeza… 

No Compre Plantas, histórias serão contadas, enfatizando a cultura trespontana

Apoiam o projeto:

Cocatrel, Kapeh, Lavandas da Serra, Compre Plantas, Prefeitura Municipal de Três Pontas (Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo), Zero Hora, Jornal Correio Trespontano, ArtCafé, Cantinho da Tricoteira, Associação Padre Victor e SintonizeAqui.

Previous post

Corpo de Bombeiros alerta para o golpe do boleto

Next post

Residencial de alto padrão escolhe blocos da Nova Era Pré-moldados atraído pela excelência dos produtos