Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e Lazer

Um Olhar sobre Três Pontas – Desfile Cívico, Missa em Ação de Graças e Inauguração de Casarão histórico compõem programação dos 161 anos da cidade

Arlene Brito

Três Pontas é a 40ª cidade de Minas Gerais, estado com 853 municípios atualmente (Foto: Mariliz Castro)

De acordo com o historiador Paulo Costa Campos, em 3 de julho de 1857, Três Pontas se tornou a 40ª cidade de Minas Gerais, estado que conta atualmente com 853 municípios. Pela estimativa do IBGE (2017), 57.090 pessoas habitam esta terra internacionalmente conhecida e especialmente querida e respeitada em solo nacional graças à sua gente hospitaleira, que se expressa de maneira diferenciada em diversos cenários: religioso, cultural e esportivo – por exemplo.


Sintonize mais: Padre Victor, símbolo de Três Pontas 


Para comemorar o aniversário de 161 anos da cidade de Três Pontas, na próxima terça-feira, está sendo preparado o tradicional Desfile Cívico. A novidade trazida pela Administração Marcelo Chaves Garcia (MDB) é que a apresentação deixará a Avenida Oswaldo Cruz para acontecer na Praça Cônego Victor.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Alex Tiso Chaves, a Praça Cônego Victor, além de representativa na história trespontana, é um espaço que proporciona aconchego ao público. “O Desfile ficará mais simpático”, acredita. O secretário destaca que no passado vários desfiles aconteceram na ‘Praça da Matriz’ e que levar o evento de novo ao local trará certo clima de nostalgia apesar da modernidade com que está sendo organizado.

O Desfile terá como tema “Um Olhar Sobre Três Pontas” e será aberto às 7h30min pela Corporação Musical “Luiz Antônio Ribeiro”. Às 8 horas pontualmente, conforme anuncia Alex Tiso, as bandeiras serão hasteadas e a parada iniciada. Meio ambiente, agricultura, turismo, música, esporte são subtemas explorados pelas escolas. A Banda “Pequeno Príncipe” da Apae e as bandas das escolas Tancredo Neves, Teodósio Bandeira Campos e Coração de Jesus-Objetivo também confirmaram presença. Convidada especial, a Banda “Desbravadores”, da vizinha Santana da Vargem, estará entre as atrações.

Ação de Graças

Também na terça-feira, às 18h30min, uma Missa em Ação de Graças pelos 161 anos de Três Pontas será celebrada na Igreja Sagrada Face, no Bairro Botafogo.

Casarão da Fazenda do Mato – Construído há mais de 200 anos, Patrimônio Histórico-Cultural de Três Pontas será inaugurado após Revitalização

Fazendas de Três Pontas MG Mato

Casarão centenário da Fazenda do Mato (Foto: Cícero Ferraz Cruz/Divulgação)

Ainda como parte da festa de aniversário de Três Pontas será inaugurado o Casarão da Fazenda do Mato. A propriedade foi inventariada pelo município em 2002 e o tombamento municipal ocorreu em 2004, por meio do Decreto n.º 3.386. O casarão, um dos mais antigos e preservados de Três Pontas, construído em meados de 1800 com estilo arquitetônico colonial, passou por restauração.

A obra aconteceu após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a cidade, a proprietária do imóvel e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Três Pontas, a fim de corrigir alguns problemas que ocorreram apesar das constantes medidas de conservação preventiva e manutenção permanente do bem. Recuperação do forro, substituição de vidraças, pintura de janelas, reparo de trincas e do barrote do porão e restauração total da pintura da edificação constaram no projeto.

A solenidade de inauguração está agendada para as 14 horas de quarta-feira (4).

Previous post

Copa do Mundo inspira Escola Coração de Jesus a realizar gincana

Next post

Dia C: Sábado É Dia De Se Unir Às Cooperativas Para Reforçar A Coleta Seletiva