Educação, Cultura e Lazer

Volta às aulas: Escolas de Três Pontas iniciarão o ano letivo ainda “à distância”

As aulas nas escolas municipais (incluindo nos centros de Educação Infantil: creches) e particulares de Três Pontas vão começar oficialmente no dia 8 de fevereiro ainda de forma remota, como foi no ano passado, devido ao novo Coronavírus.

Já em março, se tudo correr bem até lá em relação ao controle da pandemia, as escolas adotarão a modalidade híbrida, ou seja, mesclarão o ensino presencial com o on-line. Pelo planejamento da Secretaria de Educação, 50% dos alunos vão para a escola e os outros 50% acompanharão as atividades em casa. Na semana seguinte, as turmas serão invertidas. A exceção, até o momento, são as “creches” que terão atendimento somente presencial, sem o revezamento da garotada. 

Assim ficou definido em uma reunião realizada no dia 14 de janeiro, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Além das secretárias de Educação, Mariane Pimenta Silva Ávila e de Saúde, Teresa Cristina Rabelo Corrêa, participaram representantes do prefeito Marcelo Chaves Garcia, das escolas estaduais e particulares da cidade e pais de alunos.

A proposta é que o ano letivo de 2021 aconteça com todos os cuidados de prevenção à Covid-19, oferecendo às crianças e jovens os direitos ao aprendizado e à saúde. De acordo com a secretária Mariane Ávila, foi elaborado um Protocolo que deverá ser seguido pelas instituições de ensino na implementação do modelo híbrido de aprendizagem.

Escolas Rurais

Ainda segundo informações da secretária municipal de Educação, os pais ou responsáveis pelos alunos das escolas da zona rural de Três Pontas deverão buscar o material nos respectivos pontos onde as crianças embarcavam. Posteriormente, também em data pré-agendada, os alunos entregarão as atividades realizadas aos motoristas da Secretaria, e pegarão os novos materiais, exatamente como aconteceu no ano passado e que “deu muito certo”, conforme avalia Mariane Ávila.

Calendário diferente

O Travessia tem divulgado que o retorno das aulas no colégio acontecerá antes dos demais estabelecimentos, no dia de fevereiro.

Já as instituições de ensino estaduais abrirão o ano letivo em março. Isto porque ministraram aulas remotas até o dia 22 de janeiro para cumprirem carga horária de 2020, portanto, fevereiro é para esses alunos tempo de merecidas férias. 

Se tudo correr bem em relação à pandemia, aulas deixarão de ser remotas em março, passando ao modelo híbrido (Crédito: Pexels)

Previous post

Câmara - Abertura de Crédito e Emendas Parlamentares garantem investimentos em infraestrutura no município

Next post

Prefeitura de Três Pontas não atenderá ao público de 1º a 9 de fevereiro