Educação, Cultura e Lazer

Auto de Natal – Papai Noel chega hoje a Três Pontas; Orquestra do Corpo de Bombeiros de MG é a convidada de honra

Os trespontanos tiveram que escolher qual evento prestigiar nesta sexta-feira (13) e quem optou pelo Auto de Natal assistiu a uma série de apresentações culturais de primeira linha.

Letras de canções natalinas que marcam gerações ficaram ainda mais doces nas vozes do Coral Infantil do Conservatório de Música “Heitor Villa-Lobos”. O “Trenzinho Caipira” conduziu o público pela viagem da segunda noite do evento comemorativo realizado pela Prefeitura Municipal, liderada pelo prefeito Marcelo Chaves Garcia (MDB). Foram cerca de 15 minutos de alegria, iniciados com “Yeshua” (Fernandinho) e encerrados com a animação de “Peixinho do Mar” (domínio público). O Coral está sob responsabilidade das professoras de Música Lidyanne Brito e Milena Maciente e conta sempre com a colaboração instrumental do professor Wallace Alexandre, vice-diretor do Conservatório.

“Trenzinho Caipira” na abertura da segunda noite do Auto de Natal (Foto: rede social Mauro Marques)

O segundo “vagão” foi ocupado pela galera do Projeto “Arte Cotidiana” que deu um show de interpretação musical e de coreografia. Muito bem ensaiados pelas professoras Daiane e Tamires, os participantes evoluíram pelo palco, embalados por músicas com mensagens de fé e esperança. A turma do Batuque, sob o comando de “Bibi”, também arrasou e, como disse o apresentador Glauber Reis, “ficou mais bonito porque era o som do amor”. Para a participação no Auto de Natal 2019, o Arte Cotidiana preparou ainda o Coral Infantil que, sob a regência de Wendell, mostrou afinação e entrosamento. O Projeto é desenvolvido por voluntários, tem na coordenação Claudineia Alves da Silva Cândido e na administração geral, a fundadora Paróquia Nossa Senhora das Graças que tem à frente o padre José Rodrigo Pereira.

Coral – um dos números apresentados pelo Arte Cotidiana (Crédito Arte Cotidiana)

E quanta emoção e profissionalismo propagaram as Meninas Cantoras de Lavras. Na terceira apresentação de Natal na cidade de Três Pontas, o grupo vocal foi recebido com muito carinho. Sob a regência do maestro fundador, José Maciel, elas trouxeram um repertório eclético passando pelo sertanejo, MPB, pop internacional. Fecharam, lindamente, com “A Paz” – sucesso de Roupa Nova e “Noite Feliz” (padre Joseph Mohr com versão em pelo menos 45 línguas).

Meninas Cantoras de Lavras abrilhantam pela terceira vez a programação de Natal da Terra de Padre Victor

O último show da noite, com toda certeza, ampliou os fãs de duas violinistas, sendo uma delas, Daiana Mazza. A trespontana, que vive no Rio de Janeiro, é a criadora de Trítony – marcante no Rock District nas edições 2017 e 2019 do Rock in Rio. A performance – ao lado da amiga Marina Andrade – envolveu violinos elétricos e mixagem única assinada pela premiada DJ Scarlet. “Simplesmente apaixonante”, avaliou o público.

Marina Andrade, Dj Scarlet e Daiana Mazza: Trítony encanta o público trespontano

Como disse Maurinho Bueno, integrante da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Três Pontas: “sucesso foi a palavra de ordem” e é o que se espera também para este sábado (14). Veja a programação.

De acordo com a Secretaria de Cultura, vão se pronunciar o secretário Alex Tiso e o prefeito Marcelo Chaves. Em seguida haverá a premiação para o 3º e 2º colocados no 2º Concurso de Fotografia “Fé, Música e Café”. O 1º colocado receberá “as honras” após a primeira apresentação artística da noite:

Grupo de Teatro Arte e Manha

Glauber Reis e elenco do Arte e Manha (Foto: arquivo Glauber Reis)

O Arte e Manha apresentará “Annie, o Musical” espetáculo baseado na história em quadrinhos de Harold Gray que estreou na Broadway em 1977. Conforme explica Glauber Reis, a peça contará com parte dos atores do Grupo de Teatro. A outra metade terá também uma grande responsabilidade: acompanhar o Papai Noel em sua chegada à terra dos religiosos Padre Victor e “Nossa Mãe”, à capital Mundial do Café e da Música.

Formado por crianças e adolescentes com faixa etária dos 14 aos 18 anos, o Grupo é independente, mas conta com importantes apoios para o desenvolvimento de trabalhos que atendem com muita criatividade, com sabedoria e com impecável figurino aos interesses de cada ocasião: de lazer e conscientização, por exemplo. O professor Glauber destaca que a Secretaria Municipal de Cultura está entre os parceiros. Atualmente, 28 trespontanos formam o elenco do Arte e Manha.

Bios: Bombeiro Instrumental Orquestra Show “Sintonia da Vida e Arte”

Orquestra do CBMMG

Com a ampliação e diversificação dos serviços prestados pela banda de música da Corporação (Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais), fez-se necessária a criação de um novo grupo, numa mistura de ‘big band’ e banda show, visando uma atuação bastante abrangente que vai desde ambientes fechados, tais como salões, auditórios ou salas de concerto, até palcos ao ar livre.

Com essa proposta de atendimento à população mineira, nasce em fevereiro de 2006, a Bombeiro Instrumental Orquestra Show (Bios). Bio – termo grego que significa vida,  é usado praticamente em todas as  línguas, tornando-se desta forma um termo universal, assim como a imagem de um bombeiro em ação ou o som da música.

Composta por 11 músicos, distribuídos em saxofones, clarinetes, trombone, trompetes, guitarra, baixo, teclado, bateria e percussão, a Bios buscou nessa formação a possibilidade de se tocar uma variedade muito grande de estilos, mas tendo como base principal o Jazz e a Bossa Nova. Em suas apresentações, a Bios apresenta ao ouvinte, um show diferente e inovador, misturando música, informação cultural e, principalmente, dicas de prevenção com um conteúdo bastante acessível a qualquer público.

Resgatar o valor da música instrumental nos mais diversos estilos, promovendo a inclusão cultural de crianças, jovens e adultos. Associar através de seu nome e imagem, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, na sua mais nobre finalidade, a de salvar vidas estão entre as finalidades da Orquestra Show “Sintonia da Vida e Arte”.

Chegada do Papai Noel

O Papai Noel é uma figura carismática e célebre. Segundo psicólogos e pedagogos, é fundamental preservar a magia do Natal na cabeça das crianças. Os profissionais afirmam que “acreditar no Bom Velhinho é super saudável, pois é nesta fase que as crianças começam a compreender que a fantasia é o primeiro passo para transformar um desejo em realidade”.

Os organizadores do Auto de Natal afirmam que a chegada do Papai Noel, acompanhado de parte do elenco Arte e Manha, será “linda” como jamais vista na cidade.

Grupo Morena

Lidyanne Brito e Laise Reis (Crédito: Valéria Pisauro)

Encerrando o Auto de Natal, o Grupo Morena promete contagiar a todos com o show “Sons de Minas”, com repertório exclusivamente mineiro e algumas autorais. 

O Grupo nasceu há mais de seis anos. Até o final de 2017, era em formato de quarteto, que também fez sua história na cidade de Três Pontas e região. Com a mesma ideia, continua como dupla vocal e instrumental, compositoras e intérpretes, sendo Laise Reis cantora, violonista e pianista e Lidyanne Brito, cantora e responsável pelos instrumentos de sopro e percussão. Juntas, já participaram de grandes eventos, tais como o Festival Nacional da Cultura, Festival Nacional da Canção (Fenac), Festival de Música “Genny Gomes” de Caxambu, Festival da Canção de Formiga, Festival Canto Aberto, Festival Canta Mariana, entre outros. Atualmente, “Morena” se apresenta em bares e eventos variados em diferentes formações, em dupla, trio e também com banda completa.

Na noite de hoje (14), elas serão acompanhadas por Breno Rocha (violão), Claudinei (baixo) e Helbert Gama (bateria). 

As apresentações acontecem na Praça Cônego Victor, Centro de Três Pontas, com início às 19h30min.


Sintonize mais: Auto De Natal Promete Emocionar O Público Em Três Pontas; Veja As Atrações Do 1º Dia Do Evento

Auto De Natal Em TP Começa Bem E Tem Entre As Atrações De Hoje, Trítony Que Já Entrou Para A História Do Rock In Rio


 

Previous post

Confira o plantão de farmácias em TP neste sábado e domingo

Next post

Corpo de Bombeiros recomeça buscas por meninos desaparecidos no Lago de Furnas em Três Pontas