Outros

Engenheiro Agrônomo da Emater Três Pontas recebe homenagem de produtores da agricultura familiar e de colegas de trabalho

Asaf presta homenagem funcionário Emater MG TP 7

Engenheiro Agrônomo da Emater-MG e Sócio Benemérito da Asaf, Luiz Eustáquio de Carvalho

“Tudo isso é uma grande satisfação e vem coroar o meu final de caminhada. Saber do carinho que esse pessoal tem por mim, deixa a certeza de que fiz alguma coisa por eles. Agora tenho total confiança que foi uma semente plantada e que ela vai continuar e vai crescer”.

As palavras são do Engenheiro Agrônomo da Emater-MG, Luiz Eustáquio de Carvalho. Na quarta-feira (27), ele compareceu para uma reunião de trabalho no Sítio Bella Vista, residência do representante legal da Associação dos Agricultores Familiares de Três Pontas e Região (Asaf), David e de sua esposa Viviani, e  foi surpreendido por muitas manifestações de afeto. Em breve, Luiz deixará Três Pontas, ao se aposentar, após 38 anos de profissão, iniciados na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Antes de chegar o momento da despedida, a Asaf decidiu prestar a homenagem, em reconhecimento ao apoio constante do Engenheiro Agrônomo ao setor.

Feira da Agricultura Familiar de Três Pontas 13

Presidente da Asaf, David Goularte, conta que produtores se uniram, motivados pelo Engenheiro Agrônomo, Luiz Eustáquio

O Presidente da Associação, David César Goularte, conta que Luiz já atuava no Município quando o Governo Federal sancionou uma Lei (11.947, de 16 de junho de 2009), determinando que no mínimo 30% do valor repassado aos estados, municípios e ao Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) seja utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. Segundo a Lei, a aquisição dos produtos da agricultura familiar pode ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando, nesse caso, o procedimento licitatório.

À época, continua Goularte, o funcionário da Emater – escritório local, visitou cada pequeno produtor trespontano e orientou que, se formada uma associação, eles teriam mais facilidade em desfrutar das portas que se abriam para o aumento das vendas. Além disso, destaca o Presidente, Luiz apoiou todas as etapas da fundação e segue dando suporte aos agricultores – no campo e fora dele. “Todos que integram a Associação conseguiram melhorar as lavouras, as irrigações, obtiveram financiamentos, enfim, cresceram graças a essa oportunidade”, completa. Luiz se tornou o Sócio Benemérito da Asaf.

Asaf presta homenagem funcionário Emater MG TP 2

Luiz, Vanessa, David e Viviani – agradecimentos também em placa de homenagem

Na oportunidade, o Presidente da Associação estendeu o obrigado aos demais integrantes da equipe do escritório local e destacou a importância da Emater para a promoção do desenvolvimento da Capital Mundial do Café.

Os agradecimentos à constante parceria estão agora eternizados em placa entregue pela jovem Vanessa Lopes Goularte, em nome da Associação.

Colegas também prestam homenagem

A responsável pelo Bem Estar Social da Emater-MG, Elaine Guimarães de Souza, falou em nome da equipe do escritório local. Antes de passar ao colega também uma placa, leu os dizeres e agradeceu pela dedicação com que Luiz Eustáquio ajuda aos demais no cumprimento das tarefas diárias, em Três Pontas.

Asaf presta homenagem funcionário Emater MG TP 1

Elaine, Luiz e Cosme – colegas de trabalho da Emater-MG, escritório de Três Pontas

“Ele trata todas as associações do Município, indiscriminadamente, com muito carinho e somos todos amigos. Sabemos que ele procura o melhor nos outros e dá o melhor de si. Ensina, transmite conhecimentos, incentiva e é parceiro nos trabalhos realizados. Nós só temos a agradecer”, registrou Elaine.

Do escritório, compareceram também os engenheiros agrônomos Cosme Vitor de Loredo e Marcelo Dias Tardiolli.

O homenageado ouviu e deixou, pelos olhos, transparecer emoção.

As parcerias

Para Luiz Eustáquio, as conquistas são frutos de parcerias. Ele mencionou que a Câmara de Vereadores e a Prefeitura têm dado o apoio necessário à agricultura familiar, destacando as participações das secretarias municipais de Educação e de Agricultura. O Engenheiro Agrônomo disse que esses segmentos acreditam na capacidade dos produtores. “Nada acontece só pela vontade da gente. As coisas acontecem com a vontade de todo mundo”, orienta, ressaltando que a confiança que a Emater deposita nos agricultores é recíproca.

Asaf presta homenagem funcionário Emater MG TP 3

Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação, Erik Roberto, afirma que Administração tem o dever de dar sequência ao apoio direcionado à agricultura familiar

Acompanhado do Secretário Municipal de Agropecuária, Miguel Bertozzi, o Vice-Prefeito e Secretário de Educação, Erik dos Reis Roberto, confirmou que também a Administração acredita na força da agricultura familiar. “Você, Luiz, foi o grande precursor de tudo isso, foi quem lutou para que a Asaf acontecesse. E nós temos a missão de manter vivo esse seu sonho que hoje é realidade”.

Ainda conforme registrou Erik Roberto, a Associação está estruturada e a Secretaria de Educação vivencia o enraizamento claramente. “Vemos que a Asaf fomenta os produtores, o comércio em geral porque vocês compram insumos e matéria prima necessária para a produção de suas culturas fornecendo o alimento para a gente. O dinheiro vai girando e temos que fazer isso para a economia crescer. Isso nasce da força do trabalho da comunidade”.


União foi também o foco do rápido discurso do Presidente da Associação Comunitária Morro Vermelho e Vizinhanças, senhor Ângelo.

Poder de crescimento

Asaf presta homenagem funcionário Emater MG TP 6

Após homenagens, Luiz Eustáquio foi cumprimentado pelos produtores que compõem a Associação; singelo gesto de agradecimento

O Engenheiro Agrônomo afirmou que outro profissional virá para ocupar o seu lugar e que, com certeza, estenderá as mãos aos produtores, sequenciando a ação. Reforçou que acredita na capacidade de cada um dos membros da Asaf. Segundo ele, existem projetos dentro da Associação para que a comercialização dos produtos vá além das fronteiras trespontanas e que essa expansão será muito importante também para o Município.

“Sempre fiz meu trabalho com honestidade, com dedicação e cumpri a missão que me foi colocada. Guardarei essas lembranças com muito carinho e vou levar essa recepção eternamente. Aqui eu vou voltar sempre porque aprendi a gostar de vocês”, finalizou Luiz Eustáquio.

Previous post

Abre Alas Para Sua Fantasia: Vai ter carnaval em Três Pontas, SIM!

Next post

Inscrições abertas para o Curso de Classificação e Degustação de Café do CCCMG