Educação, Cultura e Lazer

Estudante de Três Pontas embarca em missão humanitária internacional; Julia de Castro vai ensinar técnicas de primeiros socorros a jovens da África

Ensinar técnicas de primeiros socorros para jovens do último ano do Ensino Médio. Essa é a nobre tarefa que Julia de Castro irá cumprir em Benin, na África Ocidental.

Estudante do quarto ano de Medicina na Faculdade Anhembi Morumbi (SP), a trespontana desde criança sonha conhecer e ajudar bem de perto a população daquele continente. Agora, aos 24 anos, terá a oportunidade conquistada com muita dedicação. Julia venceu um concurso promovido pela Liga Acadêmica de Desenvolvimento Social da instituição onde estuda, após seu projeto ter sido analisado por integrantes da Missão Brasil-Benin considerando viabilidade, orçamento e benefícios para aquela comunidade.

Julia é capacitada em Primeiros Socorros pela Cruz Vermelha de São Paulo. Ela explica que esse atendimento, principalmente em locais em que a saúde e o resgate de vítimas são precários, como é o caso de Benin, é fundamental pois aumenta a sobrevida até a chegada de socorro médico especializado e diminui a possibilidade de sequelas. Então, focou os primeiros socorros ao elaborar o projeto que será levado na Missão.

No documento apresentado à Liga, a autora defende que a informação é o principal ponto para que as pessoas contribuam com a promoção da saúde em suas comunidades. Assim, pretende preparar os jovens para que eles se tornem instrutores de primeiros socorros e multiplicadores. Os estudantes deverão repassar o conhecimento através de oficinas para a população a partir de eventos organizados por eles próprios.

Outra preocupação da trespontana é adequar da melhor maneira possível os materiais utilizados em técnicas de primeiros socorros disponíveis na comunidade para assegurar a continuidade do ensino e do atendimento ao povo.

Julia ministrará o curso para os alunos africanos em parceria com o colega Breno da Silva Cantizano. O universitário é o segundo colocado no concurso proposto em junho do ano passado. Segundo o projeto, os principais temas a serem abordados são parada cardiorrespiratória, intoxicação e acidentes com animais peçonhentos, queimaduras e afogamento, ferimentos e contenção de hemorragias, movimentação e transporte de vítimas e principais emergências clínicas (desmaios e convulsões).

Breno Cantizano e a colega Julia, 2º lugar e 1ª colocada no concurso da Liga de Desenvolvimento Social da Faculdade de Medicina Anhembi Morumbi (SP)

A Missão

A Missão Brasil-Benin 2020 acontecerá de 24 de janeiro a 9 de fevereiro contando com 19 voluntários da área da saúde. Mutirões de atendimento médico, odontológico e cirúrgicos estão na programação, além do treinamento que está sob responsabilidade de Julia de Castro, única representante de Minas Gerais na ação humanitária internacional.

O projeto social reúne pessoas que ultrapassam barreiras para levar ajuda aos moradores de Benin, um país pouco menor que o estado do Ceará, com uma população estimada de nove milhões de habitantes, a maioria vive abaixo da linha de pobreza e a medicina por lá ainda é bastante atrasada. Julia destaca que os africanos já sabem que a Missão brasileira acontecerá e é esperada grande adesão.

No país da África Ocidental, parte dos membros da Missão ficará em uma escola construída por freiras brasileiras e os demais em uma casa ao lado do Hospital onde serão feitas as cirurgias. Segundo a trespontana, os médicos da Missão estão se organizando e levarão medicamentos.

A Missão Brasil-Benin já realizou em 2016, 2018 e 2019 mais de 80 cirurgias e mais de 150 atendimentos clínicos.

Ajuda

O programa é totalmente voluntário. Os participantes contam apenas com a doação de amigos e de pessoas que abraçam a causa. Também realizam eventos beneficentes para a arrecadação de recursos que cubram despesas de transporte, alimentação e outras.

No caso de Julia, a venda de doces na Faculdade, um bazar solidário e rifa fizeram parte da estratégia. Ela e o amigo Breno precisam de R$ 23 mil, valor que sobe para R$ 25 mil se contabilizados medicamentos e materiais. Embora o embarque esteja agendado para esta semana, o grupo segue buscando colaborações. Quem puder contribuir deve depositar qualquer quantia em nome de:

Julia Castro
Conta corrente: 013 00017047-6
Agência: 0157
Caixa Econômica Federal – Três Pontas (MG)

Mais informações são prestadas pelos telefones: (35) 9 9816-5011 / 9 9878-4509.

Venda de doces fez parte da estratégia de arrecadação de recursos da estudante de TP

Escolha

A futura Ginecologista e Obstetra é filha de Márcio Henrique de Castro e Sandra Aparecida da Silva Castro. Orgulhoso da escolha profissional da filha, o casal comenta que ela tem apoio total o tempo todo e que vê-la concretizando o sonho de auxiliar o sofrido povo da África só aumenta a satisfação.


“Quando soube da Missão Brasil-Benin me encantei com a ideia de poder ajudar uma população que se encontra em uma situação tão vulnerável. Participar de um projeto como esse, sempre foi algo que me inspirou muito e quando soube do concurso realizado pela Liga de Desenvolvimento Social da Universidade Anhembi Morumbi, vi a oportunidade de realizar um sonho, presente em mim antes mesmo da Medicina.  Como a educação é um dos melhores caminhos para transformar a realidade, criei um projeto para ensinar primeiros socorros nas escolas locais do Benin para alunos do último ano do Ensino Médio, de modo que eles possam repassar esse conhecimento para toda comunidade posteriormente, fazendo com que informação seja o principal ponto para que a população contribua com a promoção a saúde em sua comunidade, já que primeiros socorros para leigos mostram-se de fundamental importância para que todo o processo de saúde se torne mais eficiente, sobretudo em locais em que o socorro médico especializado é precário ou insuficiente como é o caso do país. Com imensa alegria e cheia de expectativas, afirmo que farei o meu melhor para que esse projeto faça a diferença na vida dessa população. Não tenho palavras para agradecer tamanha oportunidade”. (Julia de Castro)

“(…) afirmo que farei o meu melhor para que esse projeto faça a diferença na vida dessa população. Não tenho palavras para agradecer tamanha oportunidade.”

(Fotos: Missão Brasil-Benin)

Previous post

São Sebastião - Paróquia de Três Pontas encerra Festa do Padroeiro do Distrito do Pontalete

Next post

BBB20 - A cantora Gabi Martins, de família trespontana, está no time "Camarote" do reality