Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e Lazer

“Livro” próprio – Alunos do 2º período da Educação Infantil receberão material de apoio feito por especialistas e professores de Três Pontas

Arlene Brito

Ter um material didático de apoio elaborado por especialistas de Educação e professores da própria cidade. É por esta experiência que alunos do 2º período da Educação Infantil de Três Pontas vão passar. A partir de segunda-feira (9) estudantes na faixa etária dos 4-5 anos poderão realizar várias atividades, tais como colorir e recortar, usando o livro exclusivo e genuinamente trespontano.

Capa do material de apoio pedagógico

Entitulado “Minhas Produções”, o material é divido em 11 eixos estruturais. Cada um desses temas foi analisado por uma escola municipal de Três Pontas, que se encarregou de elaborar as respectivas atividades educativas. Os eixos abordam Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e ainda ações relacionadas a outros gêneros textuais, por exemplo, música e poesia. “É um projeto executado por muitas mãos, muitos sonhos, muitas concepções de ensinar de forma mais criativa”, comenta a técnica de Educação, Glória Lúcia Magalhães – chefe da Divisão Pedagógica da Educação Infantil.

Em casa

“É um projeto executado por muitas mãos, muitos sonhos, muitas concepções de ensinar de forma mais criativa” (Glória Magalhães)

Outro detalhe que chama a atenção no trabalho é o enfoque dado ao município. Ilustrações e conteúdo estão intimamente ligados a Três Pontas. Glória Magalhães explica que trazer elementos e a possibilidade de discutir questões ligadas à cidade esteve entre as preocupações da equipe para aprimorar a vivência do aluno.

“Dentro da concepção que a criança é inserida em um mundo social, cultural e histórico é importante aproveitar a realidade: o que a criança sabe, espaços que frequenta. Se a gente traz isso para o ensino, a criança tem percepção melhor do próprio eu, de família, de comunidade, do lugar que vive”, continua.

Valorização

A ideia de elaborar o material surgiu da observação. Segundo Glória Magalhães, os professores da rede de ensino de Três Pontas são autônomos, criativos, intelectuais e fazem diariamente em suas salas de aula atividades de uma riqueza, coerência e interdisciplinaridade admiráveis. Daí veio a proposta pedagógica de reunir o conhecimento, o talento profissional e a dedicação em uma coletânea.

Para tornar a aprendizagem mais dinâmica e atrativa, as atividades repetitivas e muito voltadas à memorização deram espaço à reflexão, à criticidade e, principalmente, ao protagonismo infantil, ou seja, a criança terá de forma mais acentuada a oportunidade de ser a autora, a produtora sobre o que consegue sentir e falar sobre determinados assuntos. “Chamamos este material de apoio de ‘Minhas Produções’ porque é exatamente isso, produções tanto do professor quanto do aluno”, finaliza Magalhães.

Entrega

A entrega dos exemplares acontecerá sexta-feira (6), às 17h30min, na Escola Municipal Antonieta Ferracioli Duarte.

Secretário Paulo Vitor comenta que material é de alta qualidade e o custo é inferior ao de aquisições anteriores

“Os alunos do 2º período da Educação Infantil terão um material de qualidade e o custo é inferior ao de aquisições anteriores. Esperamos que esta proposta pedagógica que estamos implantando se torne uma politica definida para os próximos anos”, registra o secretário municipal de Educação, Paulo Vitor da Silva.

Também para ele, o material de apoio traduz a competência das pessoas que trabalham na rede municipal de Ensino e o desejo de fazer o melhor para o desenvolvimento das crianças trespontanas. “Nada foi ao acaso, aconteceram estudos, análises, discussões e este projeto foi desenvolvido com empenho e respeito aos alunos e ao processo educativo”, destaca.

Satisfeito com a qualidade do material, o secretário acrescenta que a impressão foi feita em gráfica de Três Pontas, valorizando outros trabalhadores e a empresa vencedora de processo licitatório.

 

Previous post

Nova Resende está em luto. Prefeito é encontrado morto em sede de rádio comunitária

Next post

Turismo Religioso - Workshop reforça potencial de Três Pontas e convoca a cidade para estruturação