Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoPoliciais

Operação Trem Fantasma – Tribunal de Justiça emite liminar e réu deixa o presídio de Três Pontas

Arlene Brito

Ministério Público Três Pontas Trem Fantasma Fraude Por volta das 20 horas de ontem (14), o ex-chefe da Divisão de Apoio Administrativo da Prefeitura de Três Pontas, Ralph Duarte Funchal foi recebido pela família e amigos, após condução ao Presídio da cidade, ocorrida no dia 15 de maio. A liminar em favor do ex-servidor municipal foi concedida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Dr. Eduardo Brum.

Acusado de envolvimento em esquema de desvio de recursos públicos da Prefeitura, Funchal passou a cumprir medidas cautelares. Ele não pode, por exemplo, entrar nos prédios da Prefeitura, se aproximar de testemunhas e se ausentar da Comarca sem autorização judicial.

A acusação

O suposto envolvimento do ex-chefe de Apoio Administrativo em esquema fraudulento surgiu em uma primeira fase de investigações do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). Batizada de Operação “Trem Fantasma”, a ação aponta que um grupo de funcionários da Prefeitura de Três Pontas simulava a compra de peças e combustíveis e usava como “destino” veículos sucateados que ainda pertencem à frota do município.  

Deflagrada no dia 15 de maio, a Operação levou para o Presídio, além de Ralph, José Gileno Marinho (então secretário municipal de Transportes e Obras), Roberto Barros de Andrade (então secretário municipal de Fazenda), Nicésio Campos Silva (ex-chefe da Divisão de Tesouraria) e Francisco Henrique de Araújo (ex-chefe da Divisão Mat.Pat.Serv.Gerais). “Ique” foi o primeiro a deixar o Presídio, assim que cumpriu a prisão temporária. Os demais seguem em prisão preventiva.

O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), núcleo Varginha, em ação conjunta com a 3ª Promotoria de Três Pontas, ofereceu à Justiça denúncia criminal relativa à Operação “Trem Fantasma”. Isto significa que os cinco trespontanos passaram de investigados a réus. Ao todo, o MP listou 24 crimes que teriam sido cometidos por eles: organização criminosa, embaraço às investigações, peculato (20 crimes), fraude em licitação e fraude na execução de contrato.


Sintonize mais: Operação Trem Fantasma – Ministério Público Denuncia Sete Trespontanos À Justiça. Suspeitos De Integrarem Organização Criminosa, Eles Passam De Investigados A Réus


Previous post

Polícia Militar forma no Proerd mais de 400 alunos trespontanos

Next post

Clube da Casa Nova Era confirma recorde de vendas e assegura a 8ª participação na Expocafé, em 2019