Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEducação, Cultura e Lazer

Três Pontas terá Olimpíada de Matemática e Concurso de Poesias realizados pela Ufla

Arlene Brito

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) realizará em Três Pontas a I Olimpíada de Matemática e Concurso de Poesias. A competição é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade.

Olimpíada Trespontana de Matemática (OTM): inscrições vão até dia 11

Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos da rede básica; contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental e Médio; incentivar o aperfeiçoamento dos professores da rede básica; identificar jovens talentos na Matemática; aproximar a Universidade Federal de Lavras e as escolas da cidade e ainda criar o grupo “Olímpicos de Três Pontas”. São estes os objetivos da I Olimpíada Trespontana de Matemática (OTM). Os estudantes com desempenho destacado serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa em cada nível.

Tiago Henrique da Silva – trespontano se desdobra para que eventos sejam sucesso de participação. Na foto, com Késia Portela de Assis – secretária da editora Ufla

A inscrição deverá ser feita pelas escolas interessadas exclusivamente através do formulário disponível aqui. O período de inscrição vai até o próximo dia 11. Não há inscrição individual de alunos.

Quanto às provas, elas serão realizadas em duas fases. A primeira está agendada para 22 de agosto. Será de múltipla escolha, aplicada na própria escola e pelos professores desta escola. Também eles farão a correção das avaliações, seguindo o gabarito oficial.

A segunda fase acontecerá no dia 21 de outubro de 2017. Será uma prova discursiva, aplicada na Escola Estadual “Deputado Teodósio Bandeira”. Para a segunda fase serão aprovados, em cada nível, 5% da quantidade de alunos inscritos pela escola.

Data Atividade
01 de julho Início das inscrições
11 de agosto Término das inscrições
22 de agosto Provas da 1ª fase (Local: própria escola)
01 de setembro Prazo final para a escola enviar os nomes dos alunos classificados para a 2ª fase
21 de outubro, 14:00 Provas da 2ª fase (Local: EE Dep. Teodósio Bandeira)
15 de novembro Divulgação dos premiados
24 de novembro Cerimônia de premiação

Concurso de Poesia Trespontano (CPT): inscrições serão encerradas dia 20

O concurso tem por objetivo incentivar e desenvolver a capacidade de leitura e de produção literária em língua portuguesa, bem como o interesse e gosto de estudantes pela poesia como arte e como instrumento de participação social, além de apoiar talentos e valorizar trabalhos.

A escola receberá as inscrições até o dia 20 de agosto e irá selecionar os trabalhos que, posteriormente, serão avaliados por uma Comissão Julgadora designada pela Comissão Organizadora do Concurso.

Editora da Ufla doa várias publicações que farão parte da premiação de professores

Segundo os realizadores, a Comissão Julgadora poderá conceder prêmios de Destaque para a Melhor Poesia Romântica, Melhor Poesia de Crítica Social, Poesia da Terra, Poesia mais divertida, Melhor Poesia Geral. Poderá haver mais de uma em cada destaque, ou mesmo novos destaques conforme as poesias apresentadas.

A votação nas escolas ocorrerá entre 6 e 16 de outubro e a cerimônia de apresentação, julgamento e premiação acontecerá no dia 24 de novembro de 2017 em local e horário a serem divulgados.

Data Atividade
01 de agosto Início das inscrições (na escola)
20 de agosto Término das inscrições (na escola)
01 de agosto a 06 de outubro Período para poesias ficarem afixadas na escola
06 a 16 de outubro Votação na escola
20 de outubro Data limite para envio das poesias, fichas de inscrição e votação para a comissão
15 de novembro Divulgação dos premiados
24 de novembro Cerimônia de premiação

Mais

Informações completas sobre os dois eventos estão em http://www.dex.ufla.br/olm/trespontas.html

(Fotos e demais imagens: site e Facebook da Olimpíada)

 

 

Previous post

Madrugada explosiva – bandidos atacam agências em Monsenhor Paulo e em mais três cidades de Minas

Next post

Mulher furta bolsa dentro da Matriz d'Ajuda