Abayomi e outros trabalhos da Escola Tancredo Neves inspiram e Três Pontas ganha atrações culturais e de reflexão
Arlene Brito
Você se lembra das bonecas Abayomi feitas por alunos da Escola Estadual Tancredo Neves e que foram notícia no SintonizeAqui na semana passada? ↓↓↓
Sintonize mais: Alunos Da Escola Tancredo Neves De Três Pontas Confeccionam Bonecas Abayomi Em Comemoração Ao Dia Da Consciência Negra
Pois bem, elas saíram do reduto escolar para encantar toda a comunidade trespontana agora na Biblioteca Municipal Celso Brant, localizada no Centro da cidade. O símbolo da resistência da mulher negra – nascido em uma história triste, mas também de muito amor manifestado na arte singela das africanas trazidas para o Brasil como escravas – compartilhará espaço na mostra com quadros e outros objetos artesanais confeccionados pelos estudantes.
Nesta quarta-feira (28), a Exposição “Consciência Negra” poderá ser visitada a partir das 13 horas. Já quinta e sexta-feira (29 e 30) das 8 às 17 horas. A entrada é de graça.
Quem comparecer, conhecerá ainda a história do Zumbi dos Palmares, retratada nas pinturas dos alunos do 4º ano da Escola Estadual Cônego José Maria. Os quadros foram desenvolvidos em aulas de Arte, ministradas pela professora Daniele Fonseca.
Outras atividades estão programadas. Na quinta-feira, haverá apresentação teatral do Grupo Arte e Manha e, em seguida, bate-papo com a professora Joana d’Ark. No dia seguinte, apresentação do Grupo Afro Irmãos do Quilombo e apresentações artísticas das escolas estaduais Jacy Junqueira Gazola e Deputado Teodósio Bandeira. Os eventos acontecem às 8h30min, na Casa da Cultura Alfredo Benassi.
Também o Creas abraçou o projeto e oferecerá à população uma sessão de cinema, com o filme “Histórias Cruzadas”. A exibição do drama (Tate Taylor, 2011) começará às 8h30min de sexta-feira e, após, terá debate.
“Falar das desigualdades socioculturais que perpassam as nossas relações – mesmo que, às vezes, de forma silenciosa – é fundamental”, manifesta Ana Gabriela Brito Melo Rocha.
Atraída pelas bonecas Abayomi, a promotora de Justiça visitou a Feira de Ciências, Arte e Cultura da Escola Estadual Tancredo Neves no sábado (24). Impressionada com a sensibilidade, com o capricho, com a beleza de tantos outros trabalhos preparados para o Dia da Consciência Negra – comemorado em 20 de novembro – teve a certeza: a iniciativa dos professores e as obras dos estudantes são merecedores do prestígio de toda a população trespontana e, percebeu que, oportunamente, atiçam para a reflexão crítica da realidade.
A Exposição “Consciência Negra” na Biblioteca, as ações na Casa da Cultura, o filme no Creas são frutos de parcerias. Aderiram à sugestão de Dra. Ana Gabriela as secretarias municipais de Educação; de Cultura, Lazer e Turismo e de Assistência Social.
O que teremos?
Quarta-feira, dia 28
01) Exposição Consciência Negra
Local: Biblioteca Celso Brant
Horário: 13 às 17 horas
Entrada: de graça
Quinta-feira, dia 29
01) Exposição Consciência Negra
Local: Biblioteca Celso Brant
Horário: 8 às 17 horas
Entrada: de graça
02) Apresentação teatral do Grupo Arte e Manha / bate-papo com a professora Joana d’Ark.
Local: Casa da Cultura Alfredo Benassi
Horário: 8h30min
Entrada: de graça
Sexta-feira, dia 30
01) Exposição Consciência Negra
Local: Biblioteca Celso Brant
Horário: 8 às 17 horas
Entrada: de graça
02) Apresentação do Grupo Afro Irmãos do Quilombo / apresentações artísticas das escolas estaduais Jacy Junqueira Gazola e Deputado Teodósio Bandeira
Local: Casa da Cultura Alfredo Benassi
Horário: 8h30min
Entrada: de graça
03) Sessão de Cinema: Histórias Cruzadas
Local: Creas
Horário: 8h30min
Entrada: de graça