Aqui Notícias de Três Pontas e regiãoEsporte em Três Pontas

Eles têm 14, 12 e 8 anos e prometem entrar para a história do Jiu-Jitsu; pais pedem ajuda para levar esses atletas trespontanos para o Campeonato Brasileiro

Arlene Brito

Se depender da vontade do casal Rosilene e João Paulo, a história do esporte de Três Pontas, construída ao longo do tempo por atletas do vôlei, do handebol, do futebol, do bicicross, do karatê, da natação… será enriquecida por mais três nomes. Para incentivar os filhos Otávio – de 14 e Juan – de 12, além da caçulinha Vitória – de 8 anos, o casal entrou com tudo no tatame e há pouco mais de um ano treina  – ao lado dos herdeiros – com dedicação, em uma modalidade que cresce quanto ao número de adeptos na cidade de Três Pontas, o Jiu-Jitsu.

Jiu-Jitsu atletas

Vitória, Otávio e Juan em Open de Jiu-Jitsu realizado em Três Pontas

O esforço tem sido válido. Otávio, Juan e Vitória já brilharam em campeonatos e os títulos começam a criar volume. Em aproximadamente 16 meses de contato com o Jiu-Jitsu, juntos, somam 15 medalhas. A menina, por exemplo, conquistou cinco de ouro e uma de bronze e segue lutando e aprendendo em sua terra natal.

Jiu-jitsu meninas lutadoras

Vitória, 8 anos: 5 ouros e 1 bronze

Já os meninos, com muita coragem, agarraram a oportunidade. Eles se mudaram para Poços de Caldas onde estudam em escola pública, moram em uma casa preparada para atletas e cumprem rigorosa rotina de treinamento.

“Vejo neles, futuro. Meus filhos amadureceram, conheceram mais de perto os limites, aprenderam ainda mais a respeitar o espaço do outro. Quando estão no tatame, vejo nos olhos deles realização, por isso e porque eles são especialmente bons no que fazem, continuamos dando total apoio”, comenta Rosilene.

Rumo ao primeiro brasileiro. Quem ajuda?

Embora cheios de amor e admiração pelas talentosas crianças, a mãe e o esposo têm também total consciência das inúmeras dificuldades existentes na formação, na revelação, na consagração de atletas no Brasil. Mas nada os faz pensar em desistir. Unidos, confiantes e perseverantes, Rosilene e João Paulo seguem movendo barreiras para que Otávio, Juan e Vitória sejam cada vez mais conhecidos e bem-sucedidos no caminho que escolheram. O mais novo desafio é conseguir patrocínio para que os esportistas disputem o Campeonato Brasileiro, que será realizado no dia 28 de abril, em São Paulo.

“Precisamos de ajuda financeira para custear a viagem e outras despesas, por exemplo, de inscrição e alimentação. O Otávio, o Juan e a Vitória – como qualquer outro atleta novato ou experiente – sonham disputar um título nacional. Penso que é nossa obrigação buscar recursos – ainda que pedindo colaboração – para que representem a nossa cidade, o nosso Estado e para que eles passem por novas vivências e aprendizado”.

E é isso que a mãe tem feito. Pelas redes sociais e agora, com apoio do SintonizeAqui, Rosilene solicita: “se alguém puder patrocinar as crianças total ou parcialmente, por favor entre em contato com a gente. O desafio agora é maior, e qualquer valor será muito útil. Temos certeza que, apesar da pouca idade, eles saberão honrar cada pessoa que depositar neles confiança. Eles vão para o tatame dispostos a fazer o melhor”.

Medalhas Jiu-Jitsu

Em pouco mais de um ano de treinos, irmãos acumulam 15 medalhas (Fotos: Rosilene Silva)

Determinação. Tem sido assim desde que os três irmãos foram matriculados em um projeto social desenvolvido por Adriano Silva e Robson, amigos da família. Graças à porta aberta pelos professores, eles descobriram o esporte e se apaixonaram pela modalidade. Tomara que a generosidade – característica do povo trespontano – fale alto também neste momento e possibilite que esses “pequenos grandes” atletas transformem o desejo em realidade.

Que venham os pódios! Vamos ajudar? O telefone de contato é (35) 9 9854-6167.


Veja como foi a participação dos irmãos Silva no Brasileiro de Jiu-Jitsu.  

Previous post

Para o Rei: Músico trespontano faz pedido ao cantor Roberto Carlos em vídeo

Next post

Voar para salvar - Bombeiros de Varginha passam por treinamento com aeronave